Correio do Povo | Notícias | RS enfrenta temporais com vento forte e chuva torrencial nesta sexta-feira

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 23/08/2018
  • 22:50
  • Atualização: 22:58

RS enfrenta temporais com vento forte e chuva torrencial nesta sexta-feira

Condições adversas podem gerar danos e transtornos em vários pontos, com risco de tornado

Condições adversas podem gerar danos e transtornos em vários pontos, com risco de tornado | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Condições adversas podem gerar danos e transtornos em vários pontos, com risco de tornado | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

  • Comentários
  • Metsul

Avanço de uma frente fria traz chuva nesta sexta-feira para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Em muitos municípios, a precipitação será de forte a torrencial em alguns momentos, com acumulados altos de precipitação. São esperados raios e fortes trovoadas na maioria das regiões e é elevado o risco de temporais localizados com possibilidade de granizo e vendavais.

As áreas da Metade Norte gaúcha são as de maior risco de tempestades, mas outras regiões podem ter tempo severo isolado. A Defesa Civil emitiu alerta para as condições, com ventos acima de 90 km/h a partir da 1h e inclusive chance de tornados. Ar polar começa a ingressar pelo Oeste e o Sul no fim do dia, trazendo acentuado declínio da temperatura e baixa sensação térmica pelo vento.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e as condições são similares na Fronteira, com 10°C em Uruguaiana. As máximas, por sua vez, alcançam os 20°C em Santa Maria e os 21°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 20°C.

Frente fria induzirá as condições adversas do tempo que podem trazer transtornos em algumas cidades. Fortes áreas de instabilidade se formam já na madrugada, trazendo pancadas de chuva que vão ser localmente fortes a torrenciais e acompanhadas de raios. Há chance de granizo.

Durante o dia a instabilidade toma conta e alcança áreas também de Santa Catarina, do Paraná, e até de partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os volumes de chuva devem ser altos em grande número de municípios gaúchos nesta sexta. Diversas localidades devem ter acumulados perto ou acima de 50 mm. Em alguns pontos podem ser esperados volumes até de 75 mm a 100 mm, conforme a projeção do modelo WRF da MetSul.

Porto Alegre terá chuva em alguns momentos moderada a forte e devem ser esperados pontos com acúmulo de água e alagamentos. Ar mais quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis originada na Bolívia alimentará a instabilidade.

Destaca-se o risco de vento forte a intenso isolado, especialmente na Metade Norte, em áreas como o Planalto e a Serra. Assim, o risco de vendavais existe e, pela presença da corrente de jato em baixos níveis, mesmo uma possibilidade marginal de formação de tornados não é afastada, sendo impossível prever com antecedência os locais afetados, caso se confirme o fenômeno.

O tempo melhora no fim de semana com o ingresso de uma forte massa de ar polar. No sábado haverá variação de nebulosidade com sol e períodos de tempo fechado que podem trazer precipitação. Fará muito frio e o vento será responsável por sensação térmica muito baixa. No domingo se espera tempo aberto com muito frio cedo e geada.