Correio do Povo | Notícias | Massa de ar polar garante sábado ensolarado, mas frio no RS

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 24/08/2018
  • 22:18
  • Atualização: 22:24

Massa de ar polar garante sábado ensolarado, mas frio no RS

Mínimas rondam 1°C em São José dos Ausentes e máximas não passam dos 16°C

Mínimas rondam 1°C em São José dos Ausentes e máximas não passam dos 16°C | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação CP

Mínimas rondam 1°C em São José dos Ausentes e máximas não passam dos 16°C | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação CP

  • Comentários
  • Metsul

Uma massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul neste sábado e garante a presença do sol em todas as regiões. No Sul e no Leste do Estado ainda haverá mais nuvens na primeira metade do dia com chance de instabilidade isolada. Apesar de ensolarado, o dia será marcado pelo frio intenso.

A temperatura vai estar baixa desde cedo da manhã, mas o frio mais forte é esperado à noite, quando as mínimas devem ser registradas. O vento trará sensação térmica baixa e as rajadas devem ser fortes no Litoral Sul, sobretudo na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

As mínimas rondam 1°C em São José dos Ausentes e 3°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, não superam os 15°C em Pelotas e os 16°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7°C e 16°C.

Sexta-feira chuvosa

A instabilidade ganhou muita força no começo da quinta-feira e no final da madrugada no RS. Em alguns bairros de Porto Alegre e pontos da região metropolitana foram registrados granizo e intensas trovoadas. A forte chuva que caiu durante toda a sexta-feira causou danos na Escola Estadual Felipe Camarão, localizada em São Sebastião do Caí. Parte do forro de uma das salas de aula da instituição, onde cerca de 20 alunos assistiam a aula de Geografia caiu. Assim que perceberam o material cedendo, os estudante evacuaram o local e ninguém se feriu, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, que atendeu a ocorrência.

No decorrer do dia registrou-se granizo em dezenas de municípios do interior, do Sul ao Norte do Estado. Coronel Bicaco foi uma das cidades que teve tempestade severa. O granizo danificou dezenas de casas na localidade. Em São Pedro das Missões, vento destrutivo e numa faixa estreita, o que não permite se descartar tenha sido um tornado, causou danos. No interior de Sarandi um funil foi filmado em meio à chuva e pode ter sido um tornado envolto em precipitação.

As rajadas de vento atingiram 95 km/h em Carazinho, 81 km/h em Santa Maria e 80 km/h em Bento Gonçalves. Várias cidades tiveram vento entre 60 km/h e 80 km/h. E também choveu bastante.