Correio do Povo | Notícias | Sexta-feira será marcada por chuva em todo o Rio Grande do Sul

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 30/08/2018
  • 21:04
  • Atualização: 21:17

Sexta-feira será marcada por chuva em todo o Rio Grande do Sul

Temperatura cai um pouco e condições se mantêm até domingo

Temperatura cai um pouco e condições se mantém até domingo | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação CP

Temperatura cai um pouco e condições se mantém até domingo | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação CP

  • Comentários
  • Metsul

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul com a presença de frente semi-estacionária, nesta sexta-feira. Chove em grande parte do território gaúcho. Apenas em áreas junto à divisa com Santa Catarina a instabilidade é menor e a chuva tende a ser mais irregular. Em pontos do Centro pro Sul gaúcho, a chuva será por vezes moderada e forte com trovoadas. Porto Alegre está na área de alerta de chuva forte.

Haverá intervalos de melhoria passageiros e isolados. Pouco varia a temperatura, mas esfria no Sul e no Oeste. O vento pode soprar com força em parte do Estado, sobretudo na segunda metade do dia.

As mínimas rondam os 11°C em Bagé e os 12°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 21°C em Capão da Canoa e os 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 19°C.

A MetSul adverte que elevados volumes de chuva são esperados em diversas regiões do Rio Grande do Sul até domingo. A instabilidade começou a avançar e a chuva que vinha ocorrendo desde a quarta no Sul e no Oeste alcançou áreas do Centro gaúcho e da Capital. No Norte e no Noroeste, o tempo seco e quente ainda predominou. Santa Rosa registrou máxima de 32,3ºC. Até 19h, a chuva somava 76 mm em Jaguarão, 74 mm em Bagé, 50 mm em Livramento e 40 mm em Quaraí.

Apesar de um aumento da chuva em todo o RS, será na Metade Sul que os acumulados de precipitação devem seguir mais elevados. Municípios como Camaquã, Cristal, Tapes e outras localidades próximas podem ter de acordo com o modelo WRF, volumes muito expressivos de precipitação com chance de alagamentos.

No fim de semana, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e desta vez a chuva aumentará na Metade Norte. Até domingo o tempo não firma e, por essa sequência de dias chuvosos, o Estado terá volumes elevados em diversas regiões, incluindo a área de Porto Alegre.