Correio do Povo | Notícias | Porto Alegre tem ruas alagadas e semáforos fora de operação nesta sexta-feira

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 31/08/2018
  • 14:09
  • Atualização: 14:28

Porto Alegre tem ruas alagadas e semáforos fora de operação nesta sexta-feira

Chuva deve permanecer ao longo do dia na Capital

Motoristas precisaram redobrar a atenção no trânsito de Porto Alegre nesta sexta-feira | Foto: Mauro Schaefer

Motoristas precisaram redobrar a atenção no trânsito de Porto Alegre nesta sexta-feira | Foto: Mauro Schaefer

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

A constante chuva da madrugada e da manhã de sexta-feira causou diversos transtornos na circulação em Porto Alegre. Os motoristas tiveram que ter muita paciência e calma para trafegar no trânsito da cidade. Em algumas vias da Capital, em razão do acúmulo de água, os condutores enfrentaram trânsito lento e congestionado. Um dos pontos mais complicados foi a rua Sarmento Barata com a rua 18 de novembro, na zona Norte da Cidade, que tradicionalmente em dias de chuva forte fica completamente alagada.

• Queda de galho de árvore bloqueia rua na zona Leste de Porto Alegre

Equipes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estiveram no local e abriram a tampa de um bueiro na Sarmento Barata para que fosse possível o escoamento da água. O local foi sinalizado com cones para evitar acidentes com os veículos, ônibus e caminhões que circulam na região. As ruas Sarmento Barata e 18 de novembro são opções de desvio para os motoristas que vem da BR 116, da avenida dos Estados e do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho - e que pretendem acessar a avenida Ceará e a Terceira Perimetral.

• Em 12 horas, chove quase 36% da média histórica para agosto em Porto Alegre

Na avenida Plínio Kroeff com a avenida Francisco Silveira Bittencourt, também na zona Norte, os condutores tiveram que ter paciência para vencer o trecho que ficou completamente alagado. Na rua Voluntários da Pátria esquina com a a rua Barros Cassal, próximo ao Túnel da Conceição, no Centro, foi outro ponto que amanheceu tomado pela água. Neste trecho, os motoristas foram obrigados a reduzir a velocidade para conseguir passar na via. Em razão da instabilidade, os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organizaram o trânsito nas ruas da Capital.

A empresa registrou, desde o início da manhã de sexta-feira, 11 pontos com acúmulo de água, nenhum com bloqueio total de via, e 11 semáforos com interrupção no funcionamento. A recomendação dos agentes aos motoristas em razão da continuidade da chuva era de mais atenção e que fosse ampliada a distância regulamentar dos veículos, em razão da pista molhada.

• Queda de galho de árvore bloqueia rua na zona Leste de Porto Alegre

No Centro de Porto Alegre, foram registrados pontos com acúmulo de água, todos sem bloqueio de via, nas avenidas Erico Verissimo e João Pessoa na Estação Vavá (próximo das faculdades de Economia e Direito da Ufrgs). Na zona Norte, na rua João Pedro Boéssio (toda a sua extensão), avenida Emílio Lúcio Esteves com avenida Sertório; rua Edu Chaves com a rua 25 de Fevereiro; avenida A. J. Renner com rua Dona Teodora e avenida Brasiliano Índio de Moraes próximo ao viaduto Obirici foram registrados alagamentos. Já zona Leste, na rua Guilherme Alves quase no cruzamento com a avenida Ipiranga, no sentido Centro/bairro, havia acúmulo de água.

Segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) às chuvas acumuladas em mm até às 13h de ontem, segundo as estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram de 49,13 mm no bairro São João; 50,80 mm no bairro Protásio Alves e 47,79 mm no bairro Navegantes.