Correio do Povo | Notícias | Defesa Civil alerta para possibilidade de inundações em 15 municípios por cheias de rios

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

  • 04/09/2018
  • 15:46
  • Atualização: 16:43

Defesa Civil alerta para possibilidade de inundações em 15 municípios por cheias de rios

Monitoramento deve ocorrer pelas próximas 48 horas

Defesa Civil alerta para possibilidade de inundações | Foto: Defesa Civil São Leopoldo / Divulgação / CP

Defesa Civil alerta para possibilidade de inundações | Foto: Defesa Civil São Leopoldo / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde desta terça-feira para a possibilidade de inundações em pelo menos 15 cidades gaúchas por conta das cheias de rios causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Os municípios com risco de inundações são: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Bom Princípio (área rural), Harmonia, São Sebastião do Caí, Pareci Novo (área rural), Montenegro, Nova Santa Rita (área rural) e Eldorado do Sul. Porto Alegre também tem possibilidade de sofrer com as cheias.

A Defesa Civil alerta ainda que outros municípios próximos a esses também possam ser atingidos. O alerta tem vigência de 48 horas.

Rio dos Sinos sobe

Segundo a Defesa Civil de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, o Rio dos Sinos teve um aumento de 14 centímetros no nível de segunda para terça-feira. Às 11h30min de hoje, o nível do rio estava em 4,33 metros. De acordo com o chefe do Departamento de Atividades Técnicas da Defesa Civil, Fabiano Camargo, a água já está atingindo parcialmente a via na Rua da Praia. Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas. Um alerta de inundação já foi emitido porque o Rio dos Sinos passou dos 4,30 metros.

Enchente em Rolante

O município de Rolante, no Vale do Paranhana, sofre com enchente que atinge 1.350 pessoas e deixa 300 desalojadas, de acordo com os Bombeiros Voluntários. Os rios Rolante e Areia transbordaram na madrugada e invadiram casas, principalmente nos bairros Grassmann e Constado. A água também bloqueia os principais acessos de entrada e saída da cidade. A enchente chegou também ao Centro da cidade, alagando as principais ruas.

De acordo com dados da Defesa Civil, 23 municípios gaúchos registraram danos causados pelas chuvas. No total, 56 residências tiveram algum problema, o que fez 42 famílias serem desalojadas e outras nove desabrigadas. Não há registro de óbitos nem feridos.