Correio do Povo | Notícias | Após seis anos de obras, trincheira da Ceará deve ser concluída até fevereiro de 2019

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 05/09/2018
  • 13:11
  • Atualização: 14:39

Após seis anos de obras, trincheira da Ceará deve ser concluída até fevereiro de 2019

Entrega da construção já foi adiada pelo menos três vezes

Obra começou em dezembro de 2012 | Foto: Guilherme Testa

Obra começou em dezembro de 2012 | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

As obras da trincheira da avenida Ceará, na zona Norte de Porto Alegre, deverão estar concluídas somente em janeiro ou fevereiro de 2019. A nova data foi anunciada, nesta quarta-feira, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior durante a cerimônia no Paço Municipal de entrega dos títulos de propriedade aos moradores do loteamento Túnel Verde. "Temos uma série de apontamentos que dificultam alguns pagamentos passados que estão sendo analisados pelo escritório de projetos da prefeitura e por este motivo acontece a paralisação", explicou. O prefeito disse ainda que a chuva também prejudicou os trabalhos principalmente na parte inferior da trincheira. O valor atual da construção foi orçado em R$ 37,1 milhões - sendo que ainda falta executar R$ 5,6 milhões.

Retomada em março deste ano, a construção está com mais de 90% dos trabalhos concluídos. Atualmente, a obra está na fase de finalização da Casa de Bombas, de acabamento de paredes, piso, iluminação e de pavimentação da parte interna da trincheira. A conclusão da estrutura, por onde circularão aproximadamente 75 mil carros no cruzamento da trincheira da Ceará com a avenida Farrapos, deveria ter ficado pronta em setembro deste ano.

Hoje, o funcionário de uma concessionária localizada na avenida Ceará, que preferiu não se identificar, afirmou que não vê a hora do término das obras. "Esse processo está arrastado e falta tão pouco para inaugurar a estrutura que vai melhorar o trânsito na região", ressaltou. A trincheira tem 300 metros de extensão, largura aproximada de 9,50 metros e contém três faixas viárias. 

Foto: Guilherme Testa

A construção na foi a primeira das chamadas obras da Copa do Mundo de 2014 a ser retomada no mês de março deste ano. Em março deste ano, o trânsito de veículos na avenida Farrapos, no sentido Centro-bairro, na trincheira da avenida Ceará, foi liberado pela prefeitura. Com a conclusão da obra, os motoristas que circulam na Farrapos vindos do Centro de Porto Alegre e que desejam acessar o Aeroporto Internacional Salgado Filho, a BR 290, a Freeway e a BR 116 podem seguir pela via. Os condutores não precisam mais utilizar o desvio da rua 25 de Fevereiro. Já a passagem de veículos pela trincheira, na parte de baixo da estrutura ainda não está liberada em razão das obras.

Os trabalhos na avenida Ceará começaram em dezembro de 2012 e deveriam estar concluídos em 2014 para a Copa do Mundo que foi realizada no Brasil. Posteriormente o prazo foi prorrogado para dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017.