Correio do Povo | Notícias | Confira o que abre e o que fecha no feriado da Independência em Porto Alegre

Porto Alegre

30ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

  • 06/09/2018
  • 11:58
  • Atualização: 12:07

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Independência em Porto Alegre

Agências bancárias ficarão fechadas, e transporte público adota tabela de horários diferenciada

Bancos e agências dos Correios não abrirão neste feriado | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Bancos e agências dos Correios não abrirão neste feriado | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

Alguns serviços de Porto Alegre sofrerão alterações nesta sexta-feira devido ao feriado da Independência. As unidades de saúde estarão fechadas, contudo os pronto atendimentos funcionam 24 horas por dia. Já as agências bancárias, agências dos Correios, os pontos do TudoFácil e as agências FGTAS/Sine estarão fechados. E o Trensurb circulará com a tabela de domingo. A EPTC ainda não divulgou a tabela de horários dos ônibus.

BANCOS

Não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

COMÉRCIO

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), o comércio varejista da Capital poderá abrir com funcionários nesta sexta-feira. Para isso, as lojas deverão possuir no estabelecimento a declaração de opção pelo trabalho em feriados e a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas Porto Alegre e pelo Sindec. Mais informações no telefone (51) 3025.8300.

SAÚDE

As unidades de saúde estarão fechadas durante todo o feriadão e reabrem apenas na segunda-feira. Já as unidades de pronto atendimento estão funcionando 24 horas.

- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza. Telefone: (51) 32894016

- Pronto Atendimento Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus. Telefones: (51) 3289-5438 / 3289-5404

- Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar - Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil. Telefone: (51) 3368-1619

- Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 5110, parada 12, Lomba do Pinheiro. Telefone: (51) 3289-8245

- Pronto Atendimento de Saúde Mental IAPI - Rua Valentim Vicentini, s/nº. Telefone: (51) 3289-3456

Já o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e o Hospital de Pronto Socorro permanecem abertos 24 horas por dia durante o feriadão.

Telefones de emergência

Samu - 192 - plantão 24 horas

Centro de Informações Toxicológicas (CIT) - 0800 721 3000 – plantão 24 horas

Disque Vigilância - 150 – Segunda e quarta das 8h30min às 22h. Terça-feira das 8h às 20h.

CORREIOS

Os Correios informam que não haverá expediente nas agências na sexta-feira. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) também não funciona no feriado. Para registrar manifestações ou obter informações, os clientes podem acessar o site www.correios.com.br.

TRANSPORTE PÚBLICO

Trensurb

Os intervalos entre trens no feriado seguirão a tabela horária de domingos, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. No sábado e domingo, a operação do metrô segue as tabelas horárias normais para cada dia.

TUDOFÁCIL e FGTAS/SINE

As Unidades do TudoFácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul) e as agências FGTAS/Sine não abrirão na sexta-feira (7).

LUZ

A CEEE só atenderá na sexta-feira pelo telefone 0800 721 2333 (serviço 24 horas). Em caso de falta de luz, enviar mensagem de celular para o número 27307 com a palavra LUZ e mais o número da instalação.

ÁGUA

Na sexta-feira as agências da Corsan não abrirão. Plantão 24 horas pelo telefone 0800 646 6444 para casos de emergência ou problemas operacionais, como falta de água e esgoto.