Correio do Povo | Notícias | Piquetes realizam últimos ajustes para a abertura do Acampamento Farroupilha

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

  • 06/09/2018
  • 13:52
  • Atualização: 15:52

Piquetes realizam últimos ajustes para a abertura do Acampamento Farroupilha

Maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul inicia sexta-feira e termina no dia 20

Jorge Campezatto, do piquete Rancho dos Cavalos, faz os últimos ajustes antes da abertura oficial | Foto: Guilherme Testa

Jorge Campezatto, do piquete Rancho dos Cavalos, faz os últimos ajustes antes da abertura oficial | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

A quinta-feira foi de muito trabalho nos piquetes do Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Os tradicionalistas realizaram os últimos ajustes para a maior festa das tradições do Rio Grande do Sul que ocorre a partir desta sexta-feira, feriado da Independência do Brasil, e segue até o dia 20 setembro.

No Piquete Chimango, de Itapuã, o patrão Jorge Carrão, disse que o local receberá uma média de 80 a 100 pessoas por dia. Segundo ele, o piquete vai apresentar o projeto cultural Carretas e carreteiros para os visitantes. "Estamos esperando o público que será muito bem recebido", destacou Carrão.

Já no piquete Rancho dos Cavalos, do bairro Ponta Grossa, na zona Sul de Porto Alegre,  o patrão  Jorge Campezatto , cortava a lenha e preparava os detalhes finais para os bailes que serão realizados no local. "Recebemos  estudantes e visitantes de fora do Estado e até de outros países que vem conhecer a história das nossas tradições", ressaltou. 

As entidades acampadas já promovem as populares tertúlias, churrasqueadas e rodas de chimarrão. A expectativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é que um milhão de pessoas visitem o local durante as três semanas do evento no mês de setembro.

O desfile tradicionalista será realizado no dia 20 de setembro na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Os gaúchos e os turistas poderão assistir shows artísticos e rodeios.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, às 18h, com a chegada da Chama Crioula, que este ano foi acesa na cidade de Iraí, norte do Estado. O tema desta edição é o Tropeirismo e terá a participação de 353 galpões de entidades tradicionalistas que vão desenvolver programações culturais e campeiras no acampamento.

O encerramento do Acampamento Farroupilha será no dia 20 de setembro, às 19h30min, com a extinção da Chama Crioula. Logo após, às 21h, acontece o show de encerramento no palco principal com o cantor Érlon Péricles. A expectativa dos organizadores é de que 40 mil turistas nacionais e estrangeiros visitem o local nas próximas três semanas. São esperados mais de 1 milhão de visitantes durante a festa tradicionalista.

O Turismo de Galpão, projeto que ocorre desde 2013 e já levou mais de 100 mil pessoas ao Parque da Harmonia, será realizado durante o Acampamento Farroupilha. O evento é organizado no Galpão da Hospitalidade da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com o MTG. O objetivo da ação é aliar a maior festa temática tradicionalista do Rio Grande do Sul ao turismo da Capital, proporcionando um passeio atrativo para os visitantes.

O projeto é composto por diversas oficinas e caminhadas guiadas, com base no turismo criativo. A culinária, as crenças, as lendas gaúchas, vestuário, música e dança fazem parte do programa. "Neste ano, o Turismo de Galpão estará recebendo turistas e cidadãos em conjunto com o MTG. Teremos oficinas diariamente, caminhadas guiadas e novidades como a exposição de cervejas artesanais de microcervejarias de Porto Alegre”, destacou o diretor de Turismo da SMDE, Roberto Snel. Entre as oficinas, está a de chimarrão, do lenço gaúcho e do churrasco.