Correio do Povo | Notícias | Bombeiros reprovam PPCIs de 123 piquetes do Acampamento Farroupilha

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 06/09/2018
  • 22:16
  • Atualização: 23:03

Bombeiros reprovam PPCIs de 123 piquetes do Acampamento Farroupilha

Extintores vencidos, portas e distância mínima entre construções são os problemas

Extintores vencidos, portas e distância mínima entre construções são os problemas  | Foto: Ricardo Giusti

Extintores vencidos, portas e distância mínima entre construções são os problemas | Foto: Ricardo Giusti

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

O Corpo de Bombeiros reprovou os planos de proteção contra incêndio (PPCIs) de 123 piquetes no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. As principais causas foram extintores vencidos, portas com sentido de abertura para dentro e distância mínima entre piquetes não obedecida. Para esse último item, é exigido espaço de 1,5 metro para edificações sem janela e 3 metros com janela.

Ao todo foram vistoriados, nesta quinta-feira, 348 piquetes, sendo aprovados 225. Não foram vistoriados sete, por estarem fechados no momentos da visita dos militares.

Os planos contra incêndio da praça de alimentação e do espaço destinado ao artesanato foram aprovados, com emissão dos alvarás de funcionamento. Já o alvará de PPCI dos piquetes depende de adequação para ser liberado. Conforme o auxiliar do Departamento de Segurança Contra Incêndio (DSCI), sargento Manoel Neto, as correções ficarão a cargo dos responsáveis pela instalação dos piquetes no MTG. “Assim que eles nos apontarem uma solicitação de revistoria, a gente vai a campo novamente”, disse o sargento.

Conforme Manoel Neto, a administração do parque está informada de que esses piquetes não podem abrir enquanto estiverem com pendências no sistema de prevenção. Nesta sexta-feira, uma equipe deve ir até o local para vistoriar os piquetes encontrados fechados. “Todo ano é sempre a mesma coisa. O Corpo de Bombeiros sempre chama os responsáveis pelo evento pra acertar esses detalhes. Eles assumem o compromisso conosco de que vão atender a esses detalhes e não atendem”, comentou.

A abertura oficial do acampamento está programada para esta sexta-feira, 7 de setembro, às 18h, com a chegada da Chama Crioula, acesa em 2018 na cidade de Iraí, no Norte gaúcho. O tema do Acampamento é o Tropeirismo. A programação pode ser conferida no site da Prefeitura. O Parque da Harmonia espera mais de 1 milhão de visitantes até o próximo dia 20.