Correio do Povo | Notícias | BikePOA se aproxima de 350 mil viagens desde fevereiro

Porto Alegre

25ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

  • 11/09/2018
  • 22:00
  • Atualização: 22:07

BikePOA se aproxima de 350 mil viagens desde fevereiro

Operadora estima novo recorde de utilização em setembro

BikePOA adotou novo sistema em fevereiro | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

BikePOA adotou novo sistema em fevereiro | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

O BikePOA atingiu 342.184 viagens realizadas desde fevereiro deste ano, quando o novo sistema de bicicletas de aluguel começou a funcionar, até o último domingo. Em agosto, foram 61 mil utilizações, mesmo com os muitos dias úmidos, cerração ou tempo fechado, o que pode afastar os usuários. Os números se parecem aos do último mês de maio, quando as laranjinhas foram usadas 62.165 vezes – recorde de uso em um mês desde 2012. Os dados são da Tembici, operadora do sistema, que conta com o apoio do Itaú Unibanco. Porto Alegre conta com 41 estações em pontos diversos da cidade, com 410 bicicletas disponibilizadas para a população.

Os números não só demonstram a aceitação e o aumento de uso do novo sistema, mas também a mudança de comportamento das pessoas. “A estação da Ufrgs mostra, pela média de tempo de uso – 20 minutos – e os dias com mais utilização – durante a semana – que as bicicletas são usadas para deslocamento até o trabalho ou as aulas. Já as estações do Iberê e Gasômetro, com picos no fim de semana e média do aluguel em 50 minutos, são usadas para lazer”, disse o coordenador de Projetos Cicloviários da EPTC, Antônio Carlos Selbach Vigna.

A expectativa é, em setembro, bater novo recorde de viagens, mesmo com previsão, segundo o Metroclima, de retornar a umidade e chuva nos últimos dez dias do mês. “A população abraçou o BikePOA. Com a troca da tecnologia por um sistema mais robusto e moderno, o número de viagens vem crescendo a cada mês. Só em agosto, foram 20% a mais ante julho”, comemora Tomas Martins, CEO da Tembici. “Esse momento é uma demonstração do quanto nós acreditamos na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades”, destaca Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.