Correio do Povo | Notícias | Preparativos nos piquetes do Acampamento Farroupilha começam cedo

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 12/09/2018
  • 14:04
  • Atualização: 16:47

Preparativos nos piquetes do Acampamento Farroupilha começam cedo

Rodas de chimarrão, comida campeira e o tradicional churrasco são preparados para receber os visitantes

Piquete prepara costelão de 12 quilos | Foto: Alina Souza

Piquete prepara costelão de 12 quilos | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

Os preparativos nos piquetes do Acampamento Farroupilha 2018 no Parque da Harmonia para receber os visitantes começam muito cedo. É tradicional desde o começo da manhã as rodas de chimarrão e a preparação do churrasco. No piquete Aporreados, de Lagoa Vermelha, uma equipe de tradicionalistas preparava um carreteiro para receber os alunos da escola Álvaro Alberto Motta e Silva, da Cruzeiro do Sul, que nesta quarta-feira conheceram pela primeira vez a estrutura montada no parque que homenageia a história das tradições do Rio Grande do Sul.

A professora Neiva Peres, de Língua Portuguesa, disse que os estudantes do 8º ano e 9º ano estavam ansiosos para visitar a maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul. No Piquete Estrela Gaudéria, de Porto Alegre, o tradicionalista João Larruscain preparava um costelão de 12 quilos com lenha para receber um grupo de 70 pessoas que vinham de São Paulo para conhecer a festa farroupilha. No cardápio, além do costelão, massa, arroz, salada verde, de tomate e de cebola.

O piquete vai receber ainda duas creches e uma escola de comunidades carentes de Porto Alegre. Conforme Larruscain, a estrutura recebe estudantes e visitantes de fora do Rio Grande do Sul que vem conhecer a história das tradições do Estado. A expectativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é que um milhão de pessoas visitem o local até o dia 20 de setembro.

O Tropeirismo é o tema da edição deste ano da festa que conta com 353 galpões de entidades espalhados pelo Parque da Harmonia. Na quarta-feira, o projeto Ciranda Escolar, uma parceria entre o MTG e o Sesc/RS, foi apresentado na Casa do Gaúcho. O espetáculo "Pequenas histórias do céu e da terra" foi encenado pelo grupo Las Brujas. Duas atrizes convidaram as crianças de escolas públicas para que conhecessem a lenda indígena da Mandioca e a lenda africana da Abayomi.

Já o EPTChê, o piquete da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Acampamento Farroupilha, recebeu a visita de 45 alunos da escola estadual Especial Renascença, localizada no bairro Cidade Baixa. Eles participaram de uma atividade de educação para o trânsito por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade. Até o dia 20 de setembro, o piquete envolverá nas ações de educação 1,5 mil crianças de escolas municipais, estaduais e particulares, além de grupos de idosos.