Correio do Povo | Notícias | Iniciativa leva idosos do Asilo Padre Cacique para passeio no Guaíba

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 24 de Outubro de 2018

  • 19/09/2018
  • 19:55
  • Atualização: 20:17

Iniciativa leva idosos do Asilo Padre Cacique para passeio no Guaíba

Vovôs e vovós passaram duas horas apreciando a cidade por um ângulo diferente nesta quarta

Cerca de 30 idosos participaram de passeio náutico | Foto: Mauro Schaefer

Cerca de 30 idosos participaram de passeio náutico | Foto: Mauro Schaefer

  • Comentários
  • Jessica Hübler

O café da tarde dos vovôs e das vovós moradores do Asilo Padre Cacique teve um toque especial nesta quarta-feira, quando 30 deles embarcaram no BarCo – Lazer Náutico e participaram de um passeio diferenciado, com duração de duas horas, pelas águas do Guaíba. Durante a atividade puderam observar o local em que vivem por uma nova perspectiva. A iniciativa do empresário Alexandre Hartmann, 53 anos, encantou a turma, que aproveitou o dia ensolarado para conhecer também a modernização da Orla, nas proximidades da Usina do Gasômetro.

Moradora do asilo há 10 anos, Luci Rosa Scalcon Nardes, 70, costumava navegar pelo rio Uruguai com os pais quando era criança. No início do passeio, se emocionou. "Lembrei dos meus tempos em São Borja, quando ia com meus pais até a Argentina. Estava com saudades das águas", suspirou. Ao lado do irmão, Silo Antão Scalcon, 62, ela analisava cada trecho da cidade. Ao passar pelo estádio Beira-Rio, Scalcon ficou eufórico. Colorado fanático, contou que nunca tinha visto o estádio de dentro do Guaíba: "É muito lindo", definiu.

A gremista Ida Marques, 75 anos, também admirou a beleza da casa colorada, porém disse que não liga para a rivalidade entre os clubes. "O que importa é o futebol, sou apaixonada por esportes e o estádio é lindo mesmo", destacou. Encantada com o que via, elogiou o passeio. "Tem esse sol lindo e ainda esta brisa que entra pelas janelas, é bom demais.” Assim como ela, todos os participantes se encantaram, do seu jeito, com o dia diferente que tiveram a oportunidade de vivenciar.

"É importante proporcionar passeios alternativos para eles, principalmente para que tenham uma visão diferente da cidade e até mesmo do Padre Cacique", salientou Hartmann. Segundo ele, a ação social tem como objetivo levar alegria aos idosos que residem no local, levando-os a pontos da cidade que muitos não conhecem. Além da atividade com a equipe do lar, o idealizador da iniciativa também tem a intenção de promover o esporte náutico. "Queremos aproximar a população das águas, desenvolvendo e encaminhando projetos voltados ao segmento para o Poder Público”, contou.

Incentivo ao turismo pelo Guaíba

Com ligação ao esporte e também ao lazer, o BarCo, que tem capacidade licenciada para turismo pela Marinha do Brasil, sedia eventos fechados e o empresário também frequenta as proximidades da Fundação Iberê Camargo, onde atraca a embarcação, que funciona como uma espécie de "foodtruck" sobre as águas. "Temos uma orla fantástica. Precisamos estimular mais iniciativas diferenciadas para que todos possam aproveitar e também incentivar o turismo através do Guaíba", disse.