Correio do Povo | Notícias | Confronto entre estudantes da Unisinos e BM deixa quatro feridos

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 13/12/2013
  • 07:51
  • Atualização: 08:14

Confronto entre estudantes da Unisinos e BM deixa quatro feridos

Dois universitários e dois policiais foram encaminhados para hospital em São Leopoldo

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

Um protesto de estudantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na noite dessa quinta-feira terminou em confronto com a Brigada Militar (BM). Dois soldados e dois universitários ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Centenário em São Leopoldo, no Vale do Sinos. 

De acordo com o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um grupo de universitários protestava em frente à instituição contra o reajuste no valor das mensalidades, quando, por volta das 20h30min, alguns estudantes começaram a arremessar rojões e pedras contra policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) que acompanhavam a manifestação.

Uma guarnição do 25º BPM foi chamada em apoio ao POE. Três estudantes foram detidos, um deles é suspeito de atirar uma pedra contra a viatura e outro, de atingir um policial com um mastro de bandeira. 

Ocupação da reitoria

Cerca de 20 estudantes ocuparam a reitoria da Unisinos na tarde de 28 de novembro. O grupo, orientado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), é contra o aumento das mensalidades para o ano que vem. A proposta de elevação do valor seria de 7,95%.

O Conselho Universitário (Consun) se reuniu às 14h30min para votar o planejamento da Unisinos em 2014, que inclui o reajuste das mensalidades. Conforme o DCE, apenas dois representantes do corpo discente foram liberados para participar da reunião. O número restrito fez com que os estudantes se dirigissem ao saguão da reitoria.

Com informações do repórter Jerônimo Pires

Bookmark and Share