Correio do Povo | Notícias | Banco de sangue do Hospital de Clínicas busca doadores

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

  • 05/02/2018
  • 14:32
  • Atualização: 15:49

Banco de sangue do Hospital de Clínicas busca doadores

Todos os tipos de sangue são necessários, especialmente do tipo sanguíneo A e AB

Tipos A- e B- estavam em estado crítico | Foto: Guilherme Testa

Tipos A- e B- estavam em estado crítico | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Mauren Xavier

Com a proximidade de mais um feriado prolongado, o de Carnaval, o banco de sangue do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, está em busca de doadores. Segundo o chefe do serviço de hemoterapia da unidade, Leo Sekine, há uma combinação infeliz nestas épocas do ano, quando os feriados resultam na redução de doadores, ao mesmo tempo, em que há uma elevação na necessidade, como o registro de acidentes de trânsito. “Temos o costume de convocar os doadores nestes períodos, em que boa parte da população fica fora da cidade, e buscamos assim evitar que haja falta no estoque”, explicou. Além disso, o banco abastece as demais necessidades do hospital, como pacientes que precisam de transfusão e cirurgias, entre outros casos.

Todos os tipos de sangue são necessários, especialmente do tipo sanguíneo A e AB. Segundo o balanço do estoque do banco de sangue, os tipos A- e B- também estavam em estado crítico. Já os O- e AB- tinham estoque em alerta. O único estável é o O+. Apesar da necessidade ser constante, o chefe do serviço reconhece que no país não há uma tradição na doação. “Tentamos mobilizar alguns doadores para que venham com uma certa frequência. Normalmente, a busca ocorre quando há um caso de algum familiar ou conhecido próximo que demanda de sangue”, disse. Moradora de Lindolfo Color, Cladis Regina Franzmann, aproveitou a manhã de ontem para fazer a doação. Comentou que normalmente tenta fazer o gesto uma vez por ano.

Localizado na rua São Manoel, 543, no bairro Santa Cecília, o espaço tem capacidade de receber até 80 doadores diariamente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e sábado, das 8h às 12h. Para doar é preciso que o voluntário esteja bem de saúde (não ter inflação, gripe ou febre alta), tenha um documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização de pais ou responsáveis legais. É fornecido aos doadores um comprovante para justificativa de falta ou atraso no trabalho.

Quem quiser pode procurar ainda outros locais onde é possível fazer a doação de sangue. O Hemocentro do Estado está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, tendo horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. O Banco de Sangue do Hospital da Santa Casa, tem entrada pela avenida Independência, 75, funciona de segunda a sexta das 7h30min às 18h e aos sábados, das 7h30min às O Banco de Sangue do Hospital Conceição, localizado na avenida Francisco Trein, 596, fica no segundo andar e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h.