Correio do Povo | Notícias | Após um ano em reformas, Hospital Conceição inaugura nova UTI Neonatal

Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

  • 14/06/2018
  • 16:41
  • Atualização: 18:26

Após um ano em reformas, Hospital Conceição inaugura nova UTI Neonatal

Unidade teve sua área ampliada e ganhou melhorias para qualidade do serviço

Após um ano em reformas, Hospital Conceição inaugura nova UTI Neonatal  | Foto: Alina Souza

Após um ano em reformas, Hospital Conceição inaugura nova UTI Neonatal | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Correio do Povo

Após cerca de um ano e meio de reformas, o Hospital Conceição inaugurou a sua nova UTI Neonatal na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre. O espaço, que se caracteriza por ser uma unidade de cuidado intermediário convencional (Ucinco) voltada para os recém-nascidos com necessidade de cuidados de curta internação, é continuidade da revitalização do Centro Obstétrico. Localizada no segundo andar do hospital, a unidade teve sua área ampliada e melhorias como a troca de esquadras e a instalação de uma nova rede de gases.

Durante o período de obras, o serviço foi transferido para o primeiro andar do Conceição para que o atendimento não fosse interrompido. Apesar de reformado e ampliado, o espaço que já tinha cerca de 40 anos teve o número de leitos reduzido de 15 para nove.

Porém, de acordo com o coordenador da unidade, o pediatra neonatologista Paulo Sérgio Mário, a redução e a qualificação estão diretamente ligadas. “O número de leitos hoje é um pouco menor do que a gente tinha antes, mas quando se trabalha com esses princípios de humanização e segurança do paciente, acaba precisando de um espaço maior e isso faz com que tenha que diminuir o número total”, explicou.

A reforma atende orientações da Resolução 36 de 2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde. O objetivo é instruir ações para promover segurança do paciente e mais qualidade nos serviços. A equipe da nova unidade conta com quatro enfermeiras, 20 técnicos de enfermagem e 12 médicos neonatologistas.

Uma média de 300 partos por mês é realizada no Conceição. Casos prematuros extremos ou que precisem de atenção intensiva são transferidos para a UTI Neonatal do Hospital da Criança Conceição.