Correio do Povo | Notícias | "Pedal pela Vida" é adiado e instituto faz alerta sobre câncer em crianças e adolescentes

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 02/09/2018
  • 15:09
  • Atualização: 15:10

"Pedal pela Vida" é adiado e instituto faz alerta sobre câncer em crianças e adolescentes

Ação, que integra campanha "Setembro Dourado", foi transferida para o dia 16

  • Comentários
  • Heron Vidal

Em função da ameaça de chuva forte para a tarde deste domingo, foi adiado para o próximo dia 16 o evento "Pedal pela Vida", organizado pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) em parceria com o Bike POA e Pedal da Inclusão. A ação integra a campanha "Setembro Dourado", iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), de alerta para a conscientização da primeira causa por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos, em todas as regiões do país.

Em 2018 mais de 12 mil crianças e adolescentes receberão diagnóstico de câncer, prevê o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o coordenador médico das Pesquisas Científicas do ICI, André Brunetto, não é possível prevenir o câncer infantil através de controle da exposição a fatores de risco conhecidos.

Conforme o médico, “notadamente, verifica-se que o diagnóstico realizado nas fases iniciais da doença permite um tratamento com maiores chances de cura”. Por isso, observa, o acesso rápido de pacientes a centros de atendimento especializados contribui para a eficácia do tratamento.

Durante o mês de setembro, o ICI promoverá palestras, ações em parques, escolas, empresas e shoppings, e distribuirá material informativo e do laço dourado, símbolo da campanha. Escolas e empresas também podem entrar em contato com a instituição solicitando uma atividade neste mês de conscientização.


TAGS » Saúde, Geral, Câncer