Correio do Povo | Notícias | Entidades promovem campanha contra câncer no Parcão

Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 24/09/2017
  • 16:11
  • Atualização: 16:17

Entidades promovem campanha contra câncer no Parcão

Dezenas de participantes da campanha foram ao Parcão levar informação à população

Dezenas de participantes da campanha foram ao Parcão levar informação à população | Foto: Guilherme Testa

Dezenas de participantes da campanha foram ao Parcão levar informação à população | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Marco Aurélio Ruas

Alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate aos cânceres de mama, próstata e de pele é o objetivo dos integrantes das Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD-RS), Mastologia (SBM-RS) e Urologia (SBU-RS) do Estado. Através da campanha “Todos Unidos Contra o Câncer”, as entidades se reuniram para promover atividades realizadas de forma integrada. Na manhã deste domingo, dezenas de participantes da campanha foram ao Parcão levar informação à população.

De acordo com a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati, a iniciativa busca antecipar e fortalecer as tradicionais campanhas que ocorrem no último trimestre do ano em todo o mundo: de prevenção e combate ao câncer de mama (Outubro Rosa), ao câncer de próstata (Novembro Azul) e ao câncer de pele (Dezembro Laranja). “A ideia é unir as três campanhas no início para chamar a atenção sobre a prevenção e também fortalecer individualmente as três ações”, afirmou Clarissa.

Segundo ela, em relação a dermatologia, as pessoas têm mais noção sobre as medidas a serem adotadas para a prevenção, como o uso de protetor solar e evitar a exposição solar em determinados horários. “O próprio uso do protetor solar é reflexo daprevenção. Quando eram novos, os idosos não tinham esse costume de utilizar o protetor”, argumentou.

Outra fator importante da ação, ressaltada pelas entidades, é a recepção das pessoas às informações e encaminhamentos para checkup, como no caso dos homens que resistem ao exame de próstata. “Um casal veio cedo buscar informação. A esposa estava interessada em informações sobre a mama. O marido nunca fez exames, mas tinha histórico familiar de câncer de próstata. Acabou siando daqui com encaminhamento para os exames”, contou o presidente da SBU-RS, Alexandre Fornari.

Conforme a presidente da SBM-RS, Maria Ângela Alexandretti, com os resultados que estão sendo obtidos, a campanha deverá ser repetida nos próximos anos. “São os três cânceres de maior incidência no Estado. Todo mundo conhece alguém que teve algum deles. São doenças que têm um rosto. Com a prevenção, melhora o prognóstico”, salientou a patrona da campanha, Lisiane Mota.