Correio do Povo | Notícias | DEP bloqueia Túnel da Conceição para avaliar obra de drenagem

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

  • 25/06/2015
  • 10:17
  • Atualização: 12:11

DEP bloqueia Túnel da Conceição para avaliar obra de drenagem

Condutores são orientados a desviar pela rua Garibaldi

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) bloqueou parcialmente nesta quinta-feira duas faixas do trecho da avenida Osvaldo Aranha próximo ao Túnel da Conceição. A intervenção faz parte das obras de drenagem que devem começar no sábado. O diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, fará reunião às 11h30min para definir se obra tem ou não condições de iniciar.

A partir da sondagem, no entanto, os técnicos poderão apontar que a situação é mais complexa, o que pode demandar uma intervenção maior. Inaugurado em 1972, os pontos de captação do túnel da Conceição — o único de Porto Alegre — nunca foram trocados. Boelter admitiu, após a terceira inundação do túnel em junho, que a vida útil do encanamento já expirou, assim como a estrutura que tem 43 anos.

O trânsito no local ficou lento e filas se formaram até a avenida Protásio Alves, mas, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o fluxo não chegou a ficar congestionado. Os tempos dos semáforos foram alterados para minimizar o impacto no tráfego. Mesmo com as medidas, a EPTC orienta os condutores a utilizarem a rua Garibaldi para acessar a área central, pois muitas linhas de ônibus transitam pelo Túnel da Conceição. O desvio também pode ser realizado pela rua Ramiro Barcelos e avenidas Farrapos e Mauá. 

A obra de drenagem que será realizada no túnel prevê a instalação de 200 metros de rede, numa profundidade entre 2 e 2,5 metros, que integrará o sistema na região, solucionando os problemas de alagamento. Apenas no mês de junho, o túnel chegou a ser interditado três vezes. No dia 18 de junho, o túnel ficou fechado por quase sete horas.