Correio do Povo | Notícias | Passeio visa incentivar uso de bicicleta em Porto Alegre

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 17 de Novembro de 2018

  • 24/10/2015
  • 19:29
  • Atualização: 19:47

Passeio visa incentivar uso de bicicleta em Porto Alegre

Grupo rodou 12 quilômetros para marcar inauguração de 38 bicicletários sustentáveis

  • Comentários

Centenas de pessoas participaram de um passeio ciclístico, neste sábado, para marcar a inauguração de 38 novos bicicletários em Porto Alegre. Os equipamentos são sustentáveis feitos com plástico reciclado e foram instalados na cidade para promover o uso da bicicleta como meio de transporte. O evento, promovido pelo Cicloatividade, ocorreu na Usina do Gasômetro.

A iniciativa é do Sindiatacadistas, com parceria da Braskem e da Suzuki Recicladora. O objetivo foi incentivar a adoção de hábitos sustentáveis e saudáveis na Capital. O gerente de Relações institucionais da Braskem, Daniel Fleischer, disse que os suportes para as bicicletas foram projetados com base nas demandas dos ciclistas. Ele informou que outras iniciativas com material reciclado já estão sendo planejadas para implantar na cidade.

“Em vez de poluir, o plástico é utilizado para os bicicletários. É um material 100% reciclável”, afirmou o coordenador do Cicloatividade, Denis Pizzato. Ele disse que já são 60 equipamentos em Porto Alegre, doados à cidade.

A volta ciclística teve percurso de cerca de 12 quilômetros com saída e chegada na Usina do Gasômetro. Os participantes, vestidos com camiseta do evento, percorreram ruas da Capital chamando atenção para a preocupação ambiental.

Os bicicletários têm espaço para o estacionamento de duas bicicletas e são produzidos com 19,5 quilos de plásticos reciclados pós-consumo, que equivalem a 5 mil sacolas plásticas. Ao final houve o sorteio de uma bicicleta.