Correio do Povo | Notícias | Transporte Público em Porto Alegre voltará à normalidade nesta quinta-feira

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 30/05/2018
  • 14:32
  • Atualização: 14:41

Transporte Público em Porto Alegre voltará à normalidade nesta quinta-feira

No feriado de Corpus Christi, as linhas irão respeitar a tabela de domingo

Transporte público voltará a normalidade a partir de quinta-feira | Foto: Alina Souza

Transporte público voltará a normalidade a partir de quinta-feira | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

O transporte público de Porto Alegre passa a operar com tabelas horárias normais a partir de desta quinta-feira, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A medida foi anunciada ontem após reunião que contou com representantes da EPTC, da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e de representantes dos consórcios.

Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, as linhas vão circular com tabela de domingo, o normal para feriados. Na sexta-feira, dia 1º de junho, será tabela de dia útil. Sábado e domingo, tabelas normais de fim de semana. Táxis e lotações também operam normalmente.

Segundo a EPTC, para o jogo Internacional x Sport, no domingo, dia 3, no estádio Beira-Rio, às 16h, a EPTC informa que a linha Especial Futebol circulará com oito ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir das 14h. A previsão de público é de, aproximadamente, 25 mil torcedores. Após a partida, a avenida Edvaldo Pereira Paiva terá o trânsito invertido, com sentido único em direção ao Centro Histórico.

Os motoristas que desejarem evitar as imediações do estádio Beira-Rio poderão utilizar, como alternativa para a zona Sul, a Terceira Perimetral ou o eixo das avenidas Ipiranga, Azenha, Carlos Barbosa e Oscar Pereira.

Nesta quarta-feira, os ônibus de Porto Alegre circularam nos horários de pico com uma oferta de 100% dos veículos nos primeiros horários - das 6h às 8h30min e das 17h às 19h30min. Os terminais da Praça Parobé e da avenida Borges de Medeiros e o terminal localizado ao lado da estação Trensurb, no Centro Histórico, registraram filas de passageiros na quarta-feira.

O movimento de usuários também foi intenso nos corredores de ônibus da avenidas João Pessoa e Bento Gonçalves. Segundo a EPTC, 100% da frota circulou nos horários de pico. No restante do dia, a tabela do transporte público foi a de sábado, o que garantiu 80% da oferta de um dia normal na Capital.

No começo da greve dos caminhoneiros, os ônibus operavam apenas de hora em hora. Já as 429 lotações circularam com tabela horária normal, mas não foram mais autorizadas a transportar passageiros em pé e nem a circular nos corredores de ônibus. Os táxis atenderam normalmente e não foram mais autorizados a realizar corridas compartilhadas.

No feriado de Corpus Christi, Porto Alegre terá a circulação de ônibus. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Metroplan informa que as empresas de Viamão, Itapuã, Evel, Canoas, Cachoeirinha e Gravataí estarão operando na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, a tabela dos ônibus será de domingo. Na sexta-feira, em razão do baixo movimento, segundo a Metroplan, as tabelas serão de sábado, sendo que a linha Itapuã estará com tabela normal.