Correio do Povo | Notícias | Secretário dos EUA viaja à Coreia do Norte para falar sobre desnuclearização

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 05/07/2018
  • 08:35
  • Atualização: 09:15

Secretário dos EUA viaja à Coreia do Norte para falar sobre desnuclearização

Kim Jong-Un deve apresentar declaração detalhada sobre seu arsenal nuclear

Secretário de Estado norte-americano viaja a Pyongyang para falar sobre desnuclearização  | Foto: Andrew Harnik / POOL / AFP / CP

Secretário de Estado norte-americano viaja a Pyongyang para falar sobre desnuclearização | Foto: Andrew Harnik / POOL / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, viajou nesta quinta-feira de Washington para Pyongyang, onde terá novas conversas com o governo de Kim Jong Un sobre o arsenal nuclear norte-coreano. O chefe da diplomacia americana viajou embarcou pouco depois das 2H00 locais (3H00 de Brasília) e é esperado na capital na sexta-feira na Coreia do Norte, onde passará a noite pela primeira vez. O presidente Donald Trump se reuniu com Kim Jong Un em um encontro de cúpula histórico em Singapura no mês passado e está otimista sobre possibilidades de alcançar a paz na península dividida desde a guerra da Coreia (1950-53).

Mas o comunicado assinado pelos dois líderes deixou a desejar no momento de incluir compromissos detalhados e Pompeo tem a missão de negociar um plano para alcançar a "completa desnuclearização" da península coreana. Isto implicaria que Kim apresentasse uma declaração detalhada sobre seu arsenal nuclear e seu programa de enriquecimento, além de concordar com um cronograma para o desmantelamento, sob inspeção.

Washington espera ver o processo em prática no próximo ano, mas muitos analistas e críticos de Trump advertem que a promessa de Kim na reunião significa pouco e que o processo poderia demorar anos. Enquanto isso, Pompeo e Trump afirmam que pretendem manter as sanções econômicas internacionais, que eles consideram ter sido o fator primordial para levar a Coreia do Norte à mesa de negociações.

Após reuniões na sexta-feira e no sábado em Pyongyang, Pompeo deve viajar a Tóquio para informar sobre o que foi discutido a japoneses e sul-coreanos. O secretário americano também visitará Vietnã e Abu Dhabi, antes de finalmente se reunir com Trump em Bruxelas para a reunião da Otan na próxima semana.