Correio do Povo | Notícias | "Novo encontro entre Trump e Putin é bom para todo o mundo", diz Merkel

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 20/07/2018
  • 07:45
  • Atualização: 07:57

"Novo encontro entre Trump e Putin é bom para todo o mundo", diz Merkel

Líderes se encontraram nesta semana na Finlândia

"Novo encontro entre Trump e Putin é bom para todo o mundo", diz Merkel | Foto: Brendan Smialowski / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou positiva a realização de uma nova cúpula entre os presidente dos EUA e da Rússia, assim como o convite feito por Donald Trump a Vladimir Putin para que vá aos Estados Unidos.

"Eu me alegro com cada encontro (...) desde que tenha um diálogo, em particular entre esses dois países, é uma boa coisa para todo o mundo. O fato de que nenhum presidente russo tenha ido aos Estados Unidos desde 2005, eu acho, não deve ser a norma", disse ela na entrevista coletiva anual que antece as férias de governo.

No começo da semana, Trump e Putin se encontraram para uma reunião bilateral na Finlândia. O presidente dos Estados Unidos elogiou no diálogo direto e aberto mantido com seu colega russo, Vladimir Putin, durante a cúpula bilateral de Helsinque. "Acabei de concluir uma reunião com o presidente Putin sobre uma série de questões críticas para os nossos dois países, e tivemos um diálogo direto, aberto e muito produtivo", disse Trump na coletiva de imprensa conjunta.

Putin também classificou como bem-sucedida e muito útil a conversa com seu colega americano. "As conversações transcorreram em uma atmosfera franca e de trabalho. Eu as considero bem-sucedidas e muito úteis", afirmou Putin na entrevista coletiva conjunta após a reunião.

Para Trump, a cúpula de Helsinque foi apenas um começo para as novas relações bilaterais. "É do interesses dos nossos países que continuemos com nossa conversa, e concordamos em fazer isso. Tenho certeza de que nos reuniremos de novo e vamos nos encontrar de novo no futuro. E esperamos resolver cada um dos problemas que discutimos hoje", completou. Trump disse ainda ter comentado com Putin a questão da suposta ingerência russa nas eleições americanas, ao que o presidente russo foi enfático.