Correio do Povo | Notícias | Problema técnico força a retirada de mais de 3 mil passageiros de metrô em Paris

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

  • 01/08/2018
  • 08:16
  • Atualização: 09:21

Problema técnico força a retirada de mais de 3 mil passageiros de metrô em Paris

Falhas ocorreram na noite de terça-feira

Passageiros relataram descaso e falta de informação durante problema técnico | Foto: Assma Maad / Twitter / Reprodução / CP

Passageiros relataram descaso e falta de informação durante problema técnico | Foto: Assma Maad / Twitter / Reprodução / CP

  • Comentários
  • AFP

Uma falha de várias horas obrigou a retirada, na terça-feira à noite, de milhares de pessoas em uma das principais linhas do metrô de Paris, na França, frequentemente utilizada por turistas. Devido ao calor provocado pelos problemas técnicos, cinco passageiros sofreram enjoos e foram atendidos pelos bombeiros, de acordo com um porta-voz da Brigada dos Bombeiros, que mobilizou cerca de 40 agentes.

• Governador afirma que não houve mortos em queda de avião no México

Entre o público afetado havia uma grávida e uma idosa. Ambas foram levadas para o hospital. Segundo a Polícia, entre 3,2 mil e 3,8 mil tiveram que ser evacuadas - o número ainda não foi condirmado pela Companhia de Transporte Metropolitano (RATP). Em nota, a empresa reconheceu que foram afetadas "várias centenas" de passageiros e pediu desculpas por este "evento pouco habitual" e também pelas "condições penosas de espera e evacuação".

O incidente começou às 20h10min (15h10min, em Brasília) na linha 1 do metrô que cruza Paris de oeste a leste e que passa por lugares turísticos da capital francesa, como o Museu do Louvre, o Jardin des Tuilerieso e a avenida dos Champs-Élysées. Conforme a RATP, o tráfego voltou ao normal nesta quarta de manhã. Um trem ficou parado entre duas estações no centro da capital, com isso 12 metrôs da linha 1 ficaram bloqueados.

• Diretor de Aviação Civil da Malásia renuncia após informe do voo MH370

Os passageiros foram evacuados andando pelas vias em condições caóticas que foram denunciadas nas redes sociais. "Os agentes da #RATP gritaram com a gente", disse pelo Twitter a jornalista do jornal digital BuzzFeed News da França, Assma Maad. A mensagem dela foi acompanhada por um vídeo no qual se ouvia uma voz dando ordens sobre a porta pela qual a multidão tinha de passar. "Não tinha ar-condicionado, era um verdadeiro forno", acrescentou Maad em outra nota. Passageiros entrevistados criticaram a pouca reação da RATP e reportaram que tiveram de "se virar com seus próprios meios." 

Embora não aconteça com frequência, não é a primeira vez que um incidente desse tipo acontece. Ele coincide com os problemas recentes de tráfego na estação de trem parisiense de Montparnasse, afetada por uma falha, na última sexta-feira, que alterou a circulação de metrôs no meio das férias de verão.