Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

  • 19/04/2017
  • 07:32
  • Atualização: 07:50

PF investiga fraude em aquisição de ações do Banco Panamericano

Operação, chamada de Conclave, apura responsabilidade de gestores da Caixa

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação para investigar a suposta aquisição fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o inquérito apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal no negócio. A ofensiva ainda procura indícios de possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes do banco. 

A publicação relata que devem ser cumpridos hoje 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federa de Brasília. A decisão judicial ordenou o bloqueio de valores de contas bancárias dos alvos no valor total de R$ 1,5 bilhão. 

Conforme a PF, a intenção é esclarecer a atuação de agentes públicos responsáveis por assinar pareceres que basearam a compra e venda de ações do Panamericano pela Caixa Participações, com a posterior negociação de ações do Panamericano pelo Banco PTG Pactual. 

De acordo com a Folha de São Paulo, a operação também investiga o núcleo de consultoria, contratada para emitir pareceres para legitimar negócios, além de um grupo de empresários, que conhecem a situação de suas empresas e sabiam da necessidade de dar aparência legal aos negócios.