Correio do Povo | Notícias | Guardas municipais participam de treinamento e da criação de núcleos de inteligência

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 13/08/2018
  • 13:16
  • Atualização: 14:48

Guardas municipais participam de treinamento e da criação de núcleos de inteligência

Capacitação pretende integrar forças de segurança no enfrentamento do crime

Cerca de 40 guardas participaram da atividade | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP

Cerca de 40 guardas participaram da atividade | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Previsto entre as ações do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS), o primeiro Curso Integrado de Inteligência para Guardas Municipais iniciou nesta segunda-feira, na Secretaria da Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre. Cerca de 40 guardas municipais de várias cidades participam da atividade de capacitação, treinamento, integração, qualificação e criação dos núcleos de inteligência de cada instituição.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. “Mais de 420 municípios já aderiram ao SIM/RS e os resultados são realmente extraordinários”. destacou. “O SIM//RS busca a colaboração e cooperação no enfrentamento do crime e da violência”, acrescentou. Segundo ele, o crime começa nos pequenos delitos nas cidades, citando como exemplo a depredação de bens públicos como luminárias e bancos de praça, o vandalismo e a pichação.

Cezar Schirmer alertou ainda que a droga está chegando em todos os municípios gaúchos, inclusive na zona rural. O secretário defendeu assim “a integração na inteligência, na prevenção, na operação e na tecnologia”. Para ele, o compartilhamento de informações e de dados é fundamental entre as instituições nas esferas municipal, estadual e federal. “Inteligência é somar informações e interpretar de forma a servir ao interesse público no combate à criminalidade. É injustificável quer não conversem entre si”, afirmou.

Nesse sentido, explicou, as guardas municipais “são o braço lá na ponta” no combate à violência nas cidades. “Estamos do mesmo lado. Os senhores são nossos aliados”, enfatizou. No âmbito das ações do SIM/RS, ele ressaltou também a importância do cercamento eletrônico em todas as cidades gaúchas. “Mais de mil ações criminosas foram detectadas e abortadas pelas câmeras online em Porto Alegre”, revelou. “Elas inibem o crime”, frisou.