Correio do Povo | Notícias | Ana Amélia parabeniza cidades que "botaram a correr" caravana petista

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

  • 24/03/2018
  • 15:32
  • Atualização: 15:39

Ana Amélia parabeniza cidades que "botaram a correr" caravana petista

Senadora disse em pré-convenção que ovos e relhos mostram onde estão os gaúchos

Ana Amélia começou dizendo que o vencedor da prévia do PP vai enfrentar na corrida para o Palácio Piratini um “adversário muito forte” | Foto: Divulgação / Facebook / CP

Ana Amélia começou dizendo que o vencedor da prévia do PP vai enfrentar na corrida para o Palácio Piratini um “adversário muito forte” | Foto: Divulgação / Facebook / CP

  • Comentários
  • Flavia Bemfica

Na pré-convenção que o PP gaúcho realiza neste sábado na Assembleia Legislativa para definir quem será seu pré-candidato ao governo do Estado, coube a senadora Ana Amélia Lemos o discurso mais contundente. Enquanto o deputado federal Luis Carlos Heinze, que disputa com o advogado Antônio Weck a prévia partidária pela indicação, adotou um tom conciliador, conclamando os progressistas à união, a senadora usou expressões fortes quando falou sobre a eleição para o governo em outubro.

Ana Amélia começou dizendo que o vencedor da prévia do PP vai enfrentar na corrida para o Palácio Piratini um “adversário muito forte, muito mal.” Na sequência, emendou: “Quero parabenizar Bagé, Santa Maria, Passo Fundo, São Borja. Botaram a correr aquele povo que foi lá levando um condenado se queixando da democracia. Atirar ovo, levantar o relho, mostra onde estão os gaúchos.”

O tipo de discurso usado pela senadora para se referir aos eventos ocorridos durante a passagem da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo RS, e ao fato de ele acabar desistindo de entrar em Passo Fundo em função do teor das manifestações, que incluíram o bloqueio da RS 234, atos de violência e queima de pneus, surpreendeu parte da militância progressista, que a tem como integrante da ala moderada do partido.

No intervalo da pré-convenção, a senadora seguiu no mesmo tom. Disse ser surpreendente que as lideranças petistas façam cobranças sobre a forma como foram recebidas no RS. “Precisam ter um mínimo de coerência, porque quem sempre quis dividir a sociedade brasileira foram eles.” Questionada sobre a menção que fez no discurso ao uso de ovos e relhos, rebateu: “Eles acham isso ótimo. Eles acham isso muito bom quando é para os adversários.”

O pré-candidato do PP ao governo será conhecido no final da tarde, após a apuração dos votos dos convencionais.