Correio do Povo | Notícias | Pesquisa Ibope aponta que indecisos, votos brancos e nulos somam 50% no RS

Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 17/08/2018
  • 21:02
  • Atualização: 21:37

Pesquisa Ibope aponta que indecisos, votos brancos e nulos somam 50% no RS

Instituto ouviu mais de mil eleitores em 60 cidades do Estado

Instituto ouviu mais de mil eleitores em 60 cidades do Estado | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Instituto ouviu mais de mil eleitores em 60 cidades do Estado | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

  • Comentários
  • AE

O candidato à reeleição pelo governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), lidera com 19% as intenções de voto no Estado, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira, pela RBS TV, afiliada da TV Globo.

Em seguida, os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Miguel Rossetto (PT) estão empatados, com 8% das intenções de voto cada. Jairo Jorge (PDT) tem 6% dos votos e é considerado tecnicamente empatado, contando a margem de três pontos para cima ou para baixo. O candidato Julio Flores (PSTU) tem 4% das intenções de voto. Mateus Bandeira (NOVO) e Roberto Robaina têm 2% cada. Paulo de Oliveira (PCO) não consta no levantamento porque, segundo a responsável pela pesquisa, não havia informações suficientes sobre a oficialização de sua candidatura no momento em que o levantamento foi registrado. Intenções de voto em branco e nulos somam 28% e não souberam ou não responderam, 22%.

Na modalidade espontânea, que é quando o pesquisador lê a pergunta ao entrevistado sem apresentar a lista de candidatos, Sartori tem 7% das intenções de voto e Jairo Jorge, 3%. Eduardo Leite, Miguel Rossetto e a opção "outros" têm 2% cada. Julio Flores fica com 1% e Mateus Bandeira não pontuou. Brancos e nulos somam 20% e não souberam ou não responderam, 63%. No quesito rejeição, Sartori tem 44%. Rossetto é rejeitado por 12% dos eleitores. Flores e Robaina têm 10% de rejeição cada. Jairo Jorge, 8%, Eduardo Leite, 7%, Bandeira, 6%. Não rejeita nenhum 8% e não sabe 24%.

A pesquisa também aponta que 8% consideram que poderia votar em todos; e 24% dizem que não sabem. O Ibope ouviu 1.008 eleitores de 60 cidades do Estado entre 14 e 16 de agosto. O levantamento foi encomendado pela RBS TV, do Grupo RBS, afiliado da TV Globo. No TSE, a pesquisa foi registrada com número 06119/2018. Já no TRE, o estudo foi registrado com número 01969/2018. O nível de confiança é de 95%.