Correio do Povo | Notícias | Cezar Schirmer é o novo secretário de Segurança do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 15 de Dezembro de 2018

  • 02/09/2016
  • 14:43
  • Atualização: 15:35

Cezar Schirmer é o novo secretário de Segurança do Rio Grande do Sul

Prefeito de Santa Maria assume vaga deixada por Wantuir Jacini

Cezar Schirmer é o novo secretário de Segurança do Estado | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

Cezar Schirmer é o novo secretário de Segurança do Estado | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, é o novo secretário de Segurança do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori nesta sexta-feira. Schirmer, assim, deixa a prefeitura do município no Centro do Estado, no qual tinha mandato até o final do ano.

No discurso que anunciou Cezar Schirmer, Sartori afirmou que a escolha do novo secretário foi pessoal e ressaltou sua confiança no até então prefeito de Santa Maria. “Schirmer já enfrentou grandes desafios em sua vida como gestor público. Tem equilíbrio, competência e qualificação profissional para isso. É o homem talhado para essa nova tarefa e essa desafiadora missão. Ele é um homem da minha total confiança. O conheço desde os anos 70. Fomos presidentes de DCE juntos. Enfrentamos outras atitudes e épocas. Posso dizer com tranquilidade que é a pessoa certa para enfrentar esse desafio", disse Sartori.

Cezar Schirmer assume a vaga deixada por Wantuir Jacini, que pediu exoneração do cargo no dia 25 de agosto em meio à crise de segurança do Estado. A exoneração do cargo ocorreu no pico de uma semana marcada pela violência na região Metropolitana de Porto Alegre que teve o marcante caso de latrocínio da mãe de um aluno do Colégio Dom Bosco, em frente à instituição de ensino. 

No anúncio da saída de Jacini, o governo informou a criação de um “Gabinete de Crise”, com a coordenação do vice-governador José Paulo Cairoli". No dia seguinte, o governador José Ivo Sartori anunciou a vinda de 150 policias da Força de Segurança Nacional para ajudar a Brigada Militar no Estado.

Schirmer era o prefeito de Santa Maria quando ocorreu a tragédia da Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas. Ele chegou a ser investigado por improbidade administrativa, mas o caso foi arquivado a pedido Ministério Público.

Ao ser questionado sobre críticas que poderia receber por escolher Schirmer em relação a Kiss, Sartori usou o argumento de que nenhuma condenação ocorreu para defender seu novo secretário. “Quando ocorreu a tragédia da Kiss, eu, como prefeito de Caxias do Sul, fui a Santa Maria dar a minha solidariedade ao Schirmer. Tenho plena convicção de sua capacidade e integridade para o cargo”, afirmou.

Nessa quinta-feira, foi instaurado na Câmara de Vereadores de Santa Maria uma comissão para investigar denúncia contra Cezar Schirmer.