Correio do Povo | Notícias | Beth Colombo lidera disputa por prefeitura de Canoas, aponta pesquisa

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

  • 31/03/2016
  • 07:30
  • Atualização: 10:03

Beth Colombo lidera disputa por prefeitura de Canoas, aponta pesquisa

Se eleições fossem hoje, candidata do PRB venceria pleito com 30,9% dos votos

  • Comentários
  • Correio do Povo

Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus no municípios de Canoas para avaliar junto aos eleitores a intenção de voto para prefeito, tendo em vista a eleição municipal deste ano, aponta Beth Colombo na liderança do cenário estimulado, em que é apresentada uma relação de nomes aos entrevistados. O município é atualmente governado por Jairo Jorge, do PT, que não pode concorrer novamente por já estar em seu segundo mandato.

O cenário estimulado de primeiro turno mostra Beth Colombo (da situação) aparecendo à frente dos demais pré-candidatos testados com 30,9% das intenções de voto. Luiz Carlos Busato, do PTB, aparece com 10,5% das intenções de voto e Gisele Uequed, da Rede, com 7,6%, seguida por Paulo Sergio, do PSol, com 4,1% e Felipe Martini, do PSDB, com 2,3%. Brancos e nulos somam 17,9% e indecisos (não sabe) 26,7%.

Na menção espontânea, o número de eleitores que ainda não sabe em quem votar é de 76,2%. O nome mais lembrado é o do atual prefeito Jairo Jorge, do PT, que aparece com 12,8% das menções espontâneas, seguido de Beth Colombo, do PRB, com 4,2% das menções.

Numa possível disputa de segundo turno entre Beth Colombo e Luiz Carlos Busato a vantagem é de Beth Colombo com 37,5% das intenções de voto, seguida por Luiz Carlos Busato com 18,7%. Na segunda simulação, onde Beth Colombo é confrontada com Felipe Martini, a vantagem também é de Beth Colombo, com 41,8%, seguida por Felipe Martini, com 9,9% das intenções de voto. Se o segundo turno fosse entre Beth Colombo e Gisele Uequed, Beth Colombo atingiria 41,3% das intenções de voto, enquanto Gisele Uequed ficaria com 13,8%. Na quarta e última simulação de segundo turno, Beth Colombo é confrontada com Paulo Sérgio. Beth Colombo obtém 42,1% e Paulo Sérgio 10,6% das intenções de voto.

Entre os nomes com maior rejeição aparecem Luiz Carlos Busato, com 22,7%, e Beth Colombo com 22,1%. O nome com a menor rejeição é o de Felipe Martini, com 15%.

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre sua aprovação aos governos nos três níveis (federal, estadual e municipal). Na avaliação do governo federal, a presidente Dilma Roussef é reprovada por 79,8% dos entrevistados e seu governo é considerado péssimo/ruim por 71,5%. O governo estadual de José Ivo Sartori é reprovado por 65,7% dos entrevistados e 56,4% o consideram péssimo/ruim. Somente 9,9% consideram o governo estadual ótimo/bom. A administração do atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge, é aprovada por 77,5% dos entrevistados, e 60,3% a consideram ótima/boa.

A amostra pesquisada é composta por mil entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes no município.

Pesquisa

A pesquisa foi contratada pela Empresa Jornalística Caldas Jr. e realizada pelo Instituto Methodus entre os dias 15 e 19 de março de 2016 no município de Canoas com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo RS-07692/2016.