Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

  • 07/12/2017
  • 18:07
  • Atualização: 06:09

Marchezan envia para a Câmara novo projeto de revisão do IPTU

Vereadores foram pegos de surpresa e alguns já se manifestaram contra a proposta

Marchezan envia para a Câmara novo projeto de revisão do IPTU | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Marchezan envia para a Câmara novo projeto de revisão do IPTU | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou à Câmara de Vereadores um novo projeto de revisão dos valores no cálculo e cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O vereador André Carús (PMDB) se manifestou através da sua conta do Twitter questionando a proposta. " Será que a única fórmula do governo Marchezan para incrementar a receita pública municipal é promover aumento de impostos? Nova tentativa com revisão da planta do IPTU indica isso".

João Bosco Vaz (PDT), também pelo Twitter, escreveu que a Prefeitura já perdeu a primeira votação e vai perder de novo. "Ninguém suporta pagar mais imposto."

Em setembro, o primeiro projeto foi rejeitado por 25 votos contrários e dez favoráveis, com uma abstenção. A sessão durou mais de 15 horas e analisou 42 emendas. Na ocasião o prefeito Nelson Marchezan Júnior emitiu uma nota admitindo a derrota na Câmara.

"Lamento profundamente a falta de compreensão do momento grave pelo qual Porto Alegre passa na infraestrutura e nos serviços oferecidos à população, resultado do não enfrentamento de problemas históricos evidentes", frisou nota do prefeito Nelson Marchezan Jr. "O projeto do IPTU real iria promover justiça entre os contribuintes, porque hoje muitos pagam mais do que devem, enquanto outros pagam menos do que o seu patrimônio real permite e exige."

Segundo a colunista de política do Correio do Povo Taline Oppitz, o novo protocolo do projeto de IPTU pela prefeitura pegou os vereadores de surpresa. Nem o presidente da Casa, Cássio Trogildo, foi avisado previamente.