Correio do Povo | Notícias | Julgamento de Lula é destaque na imprensa internacional

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 24/01/2018
  • 11:42
  • Atualização: 12:14

Julgamento de Lula é destaque na imprensa internacional

Sites de notícia na Europa, América Latina e Estados Unidos destacam sessão do TRF4

Julgamento de Lula é destaque na imprensa internacional | Foto: Mauro Schaefer

Julgamento de Lula é destaque na imprensa internacional | Foto: Mauro Schaefer

  • Comentários
  • Fernanda Pugliero

Todos os olhos do mundo estão voltados para Porto Alegre hoje. Cerca de 300 jornalistas acompanham a sessão que julga a apelação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Segundo informações da assessoria de imprensa do tribunal, pelo menos 40 jornalistas internacionais acompanham a sessão in loco e as movimentações do lado de fora e no entorno do prédio.

O julgamento está na capa de diversos sites de notícia ao redor do mundo. O alemão "Der Spiegel" destaca em matéria de capa "Brasil está à espera do veredito de Lula: a batalha de Porto Alegre". Já o português "O Observador" exibe chamada salientando frase dita pelo representante do Ministério Público Federal durante a sessão do TRF4: "Numa república, todos os homens são de carne". O site português está realizando a cobertura por meio de um live blog e também transmite ao vivo a sessão do TRF4 para os leitores do país. O também português, "Público", traz na capa do site a seguinte chamada: "Prisão ou liberdade? Tribunal decide recurso sobre Lula da Silva". 

O julgamento também é destaque na China. A agência de notícias Xinhua apresenta matéria sobre o ato político que contou com a presença do ex-presidente na terça-feira, dia que antecedeu o julgamento que ocorre hoje, na Esquina Democrática, em Porto Alegre: "Ex-presidente do Brasil lidera a manifestação política, reivindica inocência na véspera do julgamento de recurso". Já a BBC internacional destaca: "Brasil pronuncia o veredicto de apelação de Lula".

O site espanhol do El País acompanha e transmite ao vivo imagens da sessão do TRF4 com a seguinte chamada: "O julgamento de Lula da Silva por corrupção". Ainda na Europa, o inglês "The Guardian" também está publicando matérias na sua página na Internet sobre o julgamento da apelação, assim como o francês "Le Monde". O francês "Le Figaro" destaca "O futuro incerto de Lula".

Os sites dos diários argentinos "La Nación" e "Clarín" também destacam informações sobre o julgamento. O "Clarín" destaca na capa o início da "audiência por corrupção contra Luiz Inácio Lula da Silva que pode desativar sua candidatura". O "Clarín" grafou erroneamente o nome do ex-presidente na reportagem, escrevendo Luiz com "s". Já o "La Nación" exibe chamada para o acompanhamento da sessão que ocorre em Porto Alegre: "Brasil: o julgamento de Lula pelo apelo contra a corrupção começa, chave para seu futuro político".