Correio do Povo | Notícias | John Deere e New Holland lançam novas plataformas na Agrishow

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 21 de Outubro de 2018

  • 01/05/2018
  • 18:29

John Deere e New Holland lançam novas plataformas na Agrishow

Sistema para gerenciamento de dados online e protótipo de trator foram mostrados nesta terça

  • Comentários
  • Nereida Vergara

"Mais inteligência e menos ferro", com esta frase a John Deere lançou nesta terça-feira a plataforma Operations Centers na 25º Agrishow, em Ribeirão Preto, concebida para gerenciar dados online que integram as máquinas com a produção. O sistema cruza dados colhidos pelas máquinas durante o plantio, o uso de insumos, a otimização dos equipamentos e as zonas de manejo.

Esses dados são captados à distância e compilados pela central da empresa que se encarregará de oferecer ao agricultor, no acesso via nuvem, tudo o que ele precisa fazer para melhorar o desempenho de sua propriedade. Para que esse acesso seja possível, a empresa também desenvolveu o projeto Conectividade Rural, que vai oferecer, em parceria com a empresa de telecomunicações Trópico, acesso à internet aos produtores interessados. "A junção das duas plataformas vai possibilitar que o agricultor tome suas decisões quando os problemas acontecem, sem ter de esperar até o fim do dia para chegar em seu escritório e fazer sua avaliação", disse o presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Vendas e Marketing para America Latina, Paulo Herrmann.

A New Holland trouxe para a Agrishow o protótipo do trator Methane Power, em fase de testes e alimentado totalmente pelo gás metano. A máquina permite, além de uma economia de combustível de até 40%, redução de emissões de gases em até 80%.

A 25ª Agrishow se encerra na sexta-feira e a previsão de negócios é de R$ 2,3 bilhões, 8% a mais que no ano passado. A organização da feira não divulga número diário de visitantes, mas o feriado do Dia Trabalhador registrou grande movimento das 8h às 18h.

Pesquisa e compasso de espera

O gaúcho de Passo Fundo, Mateus Zanella, aproveitou o feriado do Dia do Trabalhador para se atualizar sobre as novidades da 25º Agrishow. Zanella não mora no Rio Grande Sul, mas tem duas propriedades para o plantio de grãos em Goiás e no Maranhão. Vem à feira paulista para se atualizar das novidades na área de máquinas e equipamento. O

produtor, contudo, não acredita que a feira tenha tanta força hoje para seduzir e gerar compra imediata. "Nas feiras nos pesquisamos, vemos o que há de novo e aí levamos para avaliar a compra no dia a dia".

O gaúcho disse que eventualmente faz compras com recursos próprios, mas que o maior volume de equipamentos que adquiriu é feito com financiamento, a maioria do Banco do Brasil. "Ainda vamos fazer compras este ano, se as taxas de juros realmente melhorarem", especulou, à espera das novas taxas do plano safra.


TAGS » Rural, Agricultura