Correio do Povo | Notícias | Problema recorrente em TV de LED gera reclamações na Internet

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 14/04/2016
  • 16:46
  • Atualização: 18:12

Problema recorrente em TV de LED gera reclamações na Internet

Consumidores apontam surgimento de listras após o final da garantia

Algumas televisões de Led da marca Samsung apresentam defeito de listras horizontais na tela | Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

Algumas televisões de Led da marca Samsung apresentam defeito de listras horizontais na tela | Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Um problema recorrente em televisões de LED da Samsung tem gerado muitas reclamações nos sites especializados em atender demandas de consumidores. Grande parte dos internautas que usam páginas como o ReclameAQUI se queixam que listras horizontais ou verticais aparecem nos aparelhos, geralmente, após o término da garantia do produto. Além disso, a reclamação sobre o custo do conserto é constante, pois custaria quase o preço de um equipamento novo.

“Há mais de um ano fiz a compra de uma tv da Samsung (modelo UN32D5000), que no caso já acabou a garantia de um ano, começou a apresentar enormes falhas (linhas horizontais na parte superior da tela). E as vezes quando liga fica o dia inteiro inutilizável, com enormes listras horizontais e verticais com muito (editado pelo Reclame Aqui). Tentei também mandar para um técnico, onde ele comprou uma placa T-Con achando que o defeito vinha da mesma, e não resolveu nada, então o conserto ficou com preço além do que paguei pela TV. Incrível como pesquisando na internet tem tantas pessoas com o mesmo problema. Se nada for resolvido estarei colocando a empresa na Justiça por vício oculto de fabricação”, escreveu um usuário do site ReclameAQUI de Sapucaia do Sul.

“Comprei há cerca de 2 anos e 10 meses atras uma TV Samsung LED Séries 5 ultra slim, uma TV 'top' (...). Fiquei muito satisfeito pois a tv apresentava ótima qualidade e atendia bem minhas expectativas, porém, a TV começou a oscilar a imagem como se estivesse piscando, então, no dia seguinte fui até a assistência técnica autorizada da Samsung na minha cidade (Franca-SP) levando a TV. e preocupado, pois, por ser uma cara, achei que talvez o concerto também fosse caro. Após ligá-la e fazer uma rápida análise, o técnico me disse que caso ela não estivesse na garantia seria inviável consertá-la, pois o problema era na tela e apenas a peça para reposição custa R$900,00 (em fevereiro de 2015)”, revelou um comprador de Franca ao site de reclamações.

Pelo alto valor, surgiram diversos vídeos no YouTube com técnicos em eletrônica apresentando alternativas para solucionar o problema isolando partes da placa que gera a imagem na TV. Porém, mesmo com o defeito resolvido, há perda de qualidade, já que partes da placa geradora da imagem ficam isoladas. Por segurança, técnicos defendem que consumidores não façam o procedimento pelo risco de choque elétrico.

No fórum de suporte da Samsung, a empresa orienta o usuário a fazer um teste de imagem para avaliar se o problema é no dispositivo externo ou na entrada utilizada. Persistindo o defeito, o consumidor deve atualizar o Firmware do televisor. Persistindo o erro, o aparelho deve ser levado para a assistência técnica.

Segundo a Samsung, os televisores são constituídos de vários componentes eletrônicos e a vida útil destes variam de acordo com a frequência de utilização do produto. Confira a íntegra da resposta:

“Com relação a situação relatada, a companhia reforça que os televisores são constituídos de vários componentes eletrônicos e a vida útil destes variam de acordo com a frequência de utilização do produto. Caso o produto esteja dentro do período de garantia de 12 meses (sendo 90 dias de garantia legal e 9 meses de garantia contratual) e não houver indícios de defeitos ou danos resultantes do uso inadequado, o reparo ocorrerá sem custo ao consumidor. Os consumidores que tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem contatar diretamente o Serviço de Atendimento ao Cliente da Samsung por meio do telefone 4004-0000”.