Correio do Povo | SemanaFarroupilha | Começa o "Desafio de Comida Campeira"

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

  • 11/09/2017
  • 07:49
  • Atualização: 08:12

Começa o "Desafio de Comida Campeira"

Concurso já é tradicional e está sendo realizado no Acampamento Farroupilha

A abertura das inscrições ocorreu no Piquete Correio do Povo-Grupo Record TV RS | Foto: Guilherme Testa

A abertura das inscrições ocorreu no Piquete Correio do Povo-Grupo Record TV RS | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Correio do Povo

 A escolha do melhor prato da culinária gaúcha já começou no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. O Desafio de Comida Campeira 2017 teve início na manhã de sábado passado com a abertura das inscrições no Piquete Correio do Povo-Grupo Record RS. “Já é uma tradição durante o evento”, lembrou o coordenador de marketing da Record TV RS, Wellington Machado.

Um total de 12 concorrentes, todos pertencentes aos piquetes montados no local, participam da disputa. “A partir de terça-feira, os nossos jurados começam a visitar os piquetes escolhidos”, explicou, acrescentando que é nesta fase que os pratos inscritos e elaborados são degustados e avaliados. O trabalho de experimentar as delícias se estenderá até sexta-feira.

Já no dia 19, véspera da data máxima da Revolução Farroupilha, acontece então o anúncio dos vencedores durante o programa Rio Grande no Ar, transmitido ao vivo direto do Piquete Correio do Povo-Grupo Record RS, tendo inclusive a participação dos jurados e apresentação dos três pratos finalistas, com a escolha do primeiro, segundo e terceiro lugar.

“O único critério é que tem de ser comida campeira, mas se pode criar uma receita nova”, observou Machado. De acordo com ele, a diversidade de pratos marcou as edições anteriores. “Teve quem seguiu as tradições, mas teve quem criou algo novo. Por trás disso está a riqueza cultural”, resumiu. Os nomes dos três jurados do Desafio de Comida Campeira 2017 serão conhecidos nesta segunda-feira.

Um dos primeiros inscritos foi o garçom Fabiano Rodrigues, de 22 anos, residente no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Com ajuda de dois amigos que estão no piquete Estância das Águas, ele esperava concorrer com o prato escolhido. “Será espinhaço de ovelha”, revelou, sem revelar qual o segredo do seu preparo. “O tempo para ser feito depende do que será usado com ele. Pode levar no mínimo seis ou sete horas para ficar pronto. O segredo é o tempero e o tempo”, considerou. É a primeira vez que participa do Desafio de Comida Campeira. “Nas outras edições já haviam acabado as inscrições”, recordou, referindo-se ao fato de ser um dos primeiros inscritos na disputa. Rodrigues recordou que já fez vários cursos de gastronomia. “Faço três quilos de carreteiro no disco aberto”, ressaltou, acrescentando que já é especializado em 28 receitas campeiras.

Em 2016, Volnei Lacerda, do Piquete Loko de Gaúcho, foi o vencedor, com o prato “pato ao molho pardo”. Joel Santos, do Piquete Sonho de Piá, ficou em 2º, com “cabo-de-relho” e “cadela-oveira”. Valmor Genro, do Piquete Amigos da Bocha, ficou em 3º lugar, com “costelinha de porco com canjiquinha”.