Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

  • 14/09/2017
  • 08:12
  • Atualização: 08:39

Chef faz misturas de cultura e receitas

Pratos típicos foram apresentados no Piquete Correio do Povo - Grupo Record RS no Harmonia

Pratos típicos foram apresentados no Piquete Correio do Povo - Grupo Record RS no Harmonia  | Foto: Fabiano do Amaral

Pratos típicos foram apresentados no Piquete Correio do Povo - Grupo Record RS no Harmonia | Foto: Fabiano do Amaral

  • Comentários
  • Correio do Povo

Como parte dos Festejos Farroupilhas, o Correio do Povo desafiou o chef Roberto Alves para o preparo de pratos típicos da culinária gaúcha. Na noite da última terça-feira, no Piquete Correio do Povo Grupo Record RS, no Parque Harmonia, o profissional proporcionou uma viagem cultural através da produção de uma receita apresentada como uma releitura de uma galinhada tropeira, primeiro prato do Desafio do Chef, ação apoiada pelo Atacadão.

Para o chef, de 58 anos, que se dedica há 18 anos à culinária, o fator mais importante de um prato é de que a combinação de temperos e aromas desperte boas emoções nas pessoas. Por isso, cada ingrediente foi pensado minuciosamente para compor a receita. “Algumas combinações ativam enzimas no nosso cérebro que proporcionam emoções, podendo até mesmo promover a cura de algumas doenças”, explicou.

O prato, que demanda em torno de 20 minutos para o seu preparo, foi acompanhado também de sobremesas, como o sorvete de erva-mate, feito pelas mãos do chef Júlio Roberto Neves, junto a outros doces tradicionais já conhecidos dos gaúchos, como ambrosia e sagu.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, um dos apreciadores do jantar no piquete, salientou que tudo está conspirando para que as atividades da Semana Farroupilha sejam agradáveis. “O clima está bom, os shows e as receitas. Apesar das dificuldades, todos entenderam que esse é um momento de se pensar em coisas boas para a realização de um grande evento”, afirmou Callegaro, destacando que a expectativa é de superar a participação de um milhão de pessoas no parque até o dia 20 de setembro, quando as atividades serão finalizadas.

Durante o jantar, os vencedores da primeira etapa do concurso Talento Farroupilha, da Record RS, Thainá Carvalho, de 15 anos, e Nicolas Abreu de Prado, de 10 anos, animaram a noite com músicas como Mercedita e Baile de Candeeiro.