Correio do Povo | SemanaFarroupilha | Tradicionalistas e população aproveitam domingo de atrações no Acampamento Farroupilha

Porto Alegre

30ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 17/09/2017
  • 18:23
  • Atualização: 19:33

Tradicionalistas e população aproveitam domingo de atrações no Acampamento Farroupilha

Tempo bom atraiu milhares de pessoas neste domingo ao Parque da Harmonia

Tempo bom atraiu milhares de pessoas neste domingo ao Parque da Harmonia | Foto: Alina Souza

Tempo bom atraiu milhares de pessoas neste domingo ao Parque da Harmonia | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Correio do Povo

Sol, nuvens, chuva fina, vento, barro nos passeios e, em todos os lugares, muito churrasco, música nativista, fumaça, chimarrão, bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil hasteadas, e coisas para ver. Assim foi o cenário da tarde de domingo no Parque da Harmonia, com milhares de pessoas se desviando por entre o arruamento, piquetes e espaços do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre.

Das inúmeras atrações, pelo menos duas atraíram público. Uma foi a comemoração dos 20 anos da ong Parceiros Voluntários. No palco central do parque a entidade promoveu a “Invernada Voluntária”. Artistas, simpatizantes e apoiadores foram reunidos. “Aproveitamos para disseminar a importância do voluntariado e estimular pessoas a conhecerem as causas sociais e se engajarem nelas”, resumiu o coordenador da Parceiros Voluntários, Guilherme Borba.

Nas suas duas décadas de existência a ong mobilizou 400 mil voluntários, beneficiou 7 milhões de pessoas e tem hoje mais de 2,8 mil ongs conveniadas e atendidas pela Parceiros Voluntários. “A diferença é que Parceiros encaminha voluntários às ongs e faz a capacitação das mesmas para garantir futuro e autossustentabilidade a essas organizações”, explicou Borba.

Integrantes da ong Chimarrão da Amizade (atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias) realizaram apresentação de show e de dança da chula, no palco. “Há 36 anos trabalhamos junto a pessoas com deficiência e fazemos mais de 2 mil atendimentos por mês”, disse a assistente social Iza Fagundes. “Valorizamos as tradições e a inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços de cultura”, observou a presidente da Chimarrão, Elisabete de Oliveira.

No Piquete Aporreados do 38, em frente à roda gigante instalada no Harmonia, aconteceu a outra atração. Num espaço de 100 metros quadrados, cedido pelo piquete, foi reverenciada a memória do general Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1845). Seu tetraneto, Raul Justino Ribeiro Moreira, montou uma exposição com objetos de uso pessoal do general e fotografias da sua residência, no município de Cristal, e da família do militar.

“Bento não foi hum herói de guerra, no sentido das mortes de uma batalha, e sim um homem de ideais nobres, de luta por uma causa justa: a defesa do seu Estado espoliado pelo governo Imperial”, destacou Moreira. Centenas de pessoas se demoraram olhando, por exemplo, a escravinha onde Bento Gonçalves escrevia, as suas cartas, o cadeado da entrada da propriedade e imagens, entre outros itens.

No meio da tarde, por volta de 16h, costelas, linguiças, vazios e cortes diversos de carne de gado continuavam a ser assados. Piquetes, shoppings, lojas, artesanato e bares lotaram. No entorno a tarde foi de verdadeira disputa por vagas para estacionar com o devido pagamento de pedágio (R$ 10,00 A R$ 20,00) aos flanelinhas de ocasião. Guardas da EPTC ordenaram o guinchamento de vários automóveis estacionados em locais proibidos, como na calçada em frente ao prédio da Câmara Municipal, na avenida Loureiro da Silva.