Correio do Povo | SemanaFarroupilha | Aos 83 anos, morre Darcy Pereira da Paixão em Santa Maria

Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 18/09/2017
  • 20:10
  • Atualização: 20:16

Aos 83 anos, morre Darcy Pereira da Paixão em Santa Maria

Escritor era um dos homenageados da Semana Farroupilha no município

  • Comentários
  • Renato Oliveira

Aos 83 anos, Darcy Pereira da Paixão faleceu no final da tarde desta segunda-feira, após sofrer um infarto em Santa Maria, região Central do Estado. Ele era um dos homenageados da celebração da Semana Farroupilha no município. “Seu Paixão”, como era conhecico, participou ativamente do tradicionalismo gaúcho desde muito jovem, tendo atuado nos congressos tradicionalistas, desde a 2ª edição, em 1955. 

O velório acontece na Câmara de Vereadores de Santa Maria e o sepultamento será nesta terça-feira na cidade de Cruz Alta.

Escritor e colunista 

Foi palestrante sobre História e cultura gaúcha em inúmeras ocasiões, tendo frequentado cursos sobre tradicionalismo, literatura e folclore, inclusive da extinta Escola Gaúcha de Folclore. Seu Paixão iniciou na literatura ao ser convidado para escrever uma crônica semanal no Jornal Diário Serrano, de Cruz Alta. A primeira “Coluna Tradicionalista” foi publicada em 3 de abril de 1970 e manteve-se até 1975, quando a família transferiu-se para Santa Maria.

Darcy foi colunista do Jornal Sentinela do Sul, de 1990 a 1995, onde publicava a Coluna “Quando falo em tradição”. Nessa mesma época, foi produtor e apresentador do Programa “Espelho do Tempo”, na Rádio Imembuí.

Publicou nas coletâneas da Associação Santa-mariense de Letras e participou das publicações da Academia Santa-mariense de Letras (ASL) e da Sociedade Partenon Literário (2ª fase), desde a fundação de ambos. Ele ocupava desde 2006, a Cadeira n° 14 da ASL, cujo patrono é o escritor João Simões Lopes Neto. Darcy chegou a publicar, em 1997, o livro "O Que é o MTG? Questionamento e Perspectiva".