Mulheres, negócios e bem estar

Foto: Divulgação / CP

Para começar um negócio próprio, atualmente, não precisa de muito para dar os primeiros passos. Uma ideia, uma inspiração ou até mesmo um espaço especial para tocar o trabalho já é meio caminho andado para aquelas que planejam uma mudança profissionalmente. Os espaços coletivos de trabalho, conhecidos também como coworking, têm conquistado cada vez mais adeptos. A Confraria do Batom foi a pioneira em criar um espaço destes exclusivamente para o público feminino em Porto Alegre.

Segundo a idealizadora, Iva Cardinal, o projeto começou despretensiosamente em 2009 em um grupo de amigas que se reuniam para debater assuntos profissionais, além de incluir palestras e debates mais instigantes nestes momentos. “A gente queria aproveitar estes encontros para também trazer algum palestrante com alguma discussão legal. Nós começamos a trazer pessoas das nossas relações, e aí gostamos deste formato”, relembrou.

A Confraria do Batom faz parte da Casa da Confraria, um espaço onde acontecem diversas atividades e serviços, e acolhe o projeto disponibilizando salas, auditórios, palestras e até aulas de yoga e meditação para o público feminino. “A ideia de integrar espaços surgiu da necessidade que a mulher profissional tem de otimizar o seu tempo para poder dar conta da rotina. Assim, decidimos ampliar os serviços da Casa, vinculando serviços e atividades pensados na mulher moderna que valoriza o seu tempo, busca realização profissional e qualidade de vida”, destacou Iva.

Iva é uma das idealizadoras da Confraria do Batom.

Quatro pilares

Independência financeira, beleza, bem-estar e sedução são os principais nortes da Confraria do Batom. “Nossos temas têm a ver com empreendedorismo, networking, marketing e planejamento. Estes são os principais pilares que definem nossa trajetória. A gente acha que uma mulher que trabalha, que tem essa independência financeira, são mais livres pra tomar decisões, inclusive empreender”, afirmou.

 

Todos os espaços da Casa foram pensados e planejados para atender as necessidades da mulher moderna por uma equipe de arquitetos. Conforme Iva, o local foi planejado para ser aconchegante e diferenciado, sendo possível se inspirar em ambientes que estejam presentes frases e imagens de mulheres fortes como Frida Khalo, Walt DisneyCoco Chanel e Oprah Winfrey. Além disso, a Casa possui um salão de beleza pocket que oferece pacotes de manicure e um “menu de escovas” em seu mix de serviços de beleza no espaço chamado TWO BASIC. Em seu conceito enfoca a praticidade para serviços mais básicos para deixar a mulher mais confiante e bonita.

A Confraria do Batom tem como objetivo trazer conteúdo e informação às mulheres, fomentando a troca de ideias, parcerias, amizades, cooperação mútua e realização de negócios. Para Iva, a Confraria teve diversas conquistas, inclusive fazer a diferença na vida das mulheres. “As mulheres que iam nos nossos eventos se inspiraram ao ver pessoas que trocaram de carreira, enfrentaram dificuldades e depois se tornaram bem sucedidas. Tanto em aspectos de autoestima, inclusão, criar de novas amizades e inclusive na parte de empreendedorismo”, citou.

“A principal conquista é ver o resultado e o impacto que a confraria, e os nossos encontros, trouxeram para as mulheres. A própria casa é uma conquista porque é algo que a gente não teria como fazer sozinha. Foi um esforço conjunto para que a gente pudesse tirar esta ideia do papel”, completou.

Correio Feminino :