
Miltão superou Tião em batalha que promete ser histórica o ano todo. Foto AFP

Giovinazzi foi traÃdo pelo piso molhado, e um toquinho de Palmer
Lewis Hamilton fez a corrida perfeita para dar a resposta à Ferrari e empatar o campeonato com sua Mercedes. Sebastian Vettel arriscou uma tática diferente no começo da corrida, que não deu certo. Foi a estrela do dia, contudo, recuperando de sexto para o segundo lugar com grandes ultrapassagens e muita luta na pista. O terceiro foi Max Verstappen, após uma primeira volta surreal escalando o grid no molhado e, no fim, segurando Daniel Ricciardo em duelo épico pelo pódio dos dois pilotos Red Bull. Em resumo, um baita GP da China que mostrou que, além de mais rápida a nova F1 também dá espetáculo nas disputas roda a roda.

Vettel voltou possuÃdo e fez ultrapassagem épica sobre Ricciardo
Já no começo, um retorno bem-vindo. A Fórmula 1 teve a primeira largada da imobilidade sob chuva em muitos anos e, ao contrário dos mais pessimistas, não registrou qualquer acidente. Hamilton largou bem, Vettel se segurou em segundo, enquanto Daniel Ricciardo superou Raikkonen. Felipe Massa caiu algumas posições, enquanto Fernando Alonso e Max Verstappen foram os heróis da primeira volta. Verstappinho subiu de 16 para sétimo, enquanto Alonso apareceu em oitavo. Os dois costuraram sobre os rivais como se estivessem no seco, até aparecerem nas posições de pontos.

Depois foi Verstappen que dançou no Ãmpeto do Tião
Só que quando estava ficando bom, lá no meio do pelotão, Lance Stroll foi tocado por Sérgio Perez e acabou saindo da pista, atolando na brita. Gerou um safety car virtual. Com a pista secando, vários pilotos apostaram em colocar pneus de pista seca, como Vettel, Alonso e Massa. Só que a aposta acabou dando errado quando na relargada, Antonio Giovanazzi perdeu o controle na reta, após um leve toque de Jolyon Palmer, e acertou o muro muito forte. Com o safety car total, os que ainda não tinham trocado aproveitaram a oportunidade, mantendo as posições. Ali naufragou a tática de Massa, que caiu lá para trás, com uma Williams muito difÃcil na pista úmida. Vettel, por sua vez, ficou em sexto, aparentemente fora da briga pela ponta.
Antes do safety car sair, Bottas jogou a corrida no lixo ao rodar enquanto tentava aquecer os pneus. Na relargada, Verstappen foi para cima de Ricciardo e inventou um novo ponto de ultrapassagem em Shangai. Sem asa móvel, colocou por dentro na guinada a 90 graus do primeiro setor, freou para lá do ai meu Deus e tomou o terceiro lugar. Ricciardo tinha problemas de saÃda de frente e viu Raikkonen e Vettel embutirem no aerofólio. O finlandês reclamava muito da tração na saÃda de curva e, depois de muitas voltas tentando passar a Red Bull, fracassou.

Magnussen fez bela corrida, superou as Force India e fez primeiros pontos
Vettel cansou de esperar, inspirou-se no passão de Verstappen mais cedo e foi com tudo. No primeiro setor, despachou Raikkonen e foi à luta. E que luta. Na volta 22, Vettel fez uma das maiores manobras de ultrapassagem dos últimos 10 anos. Preparou a tomada por fora na curva 1, tracionou melhor e foi por fora de Ricciardo. Freou muito tarde, travando duas rodas, e se manteve lado a lado. O australiano tentou reagir, guiaram batendo rodas na reta seguinte, mas o alemão se manteve à frente e assumiu o terceiro lugar.

Alonso fez mágica na primeira volta, mas só milagre evita as quebras da Honda…
Agora, Verstappen estava na alça de mira de um possuÃdo Vettel. O alemão descontou a desvantagem e ia ter que inventar um jeito de passar. Só que a pressão falou por ele e Verstappinho errou a freada no fim da reta. Enquadradou os pneus e abriu espaço para o alemão ser segundo. Só que ali, estancou a tentativa de vencer o GP. A Ferrari era ligeiramente mais rápida, mas o esforço para escalar o pelotão acabou com os pneus. Vettel parou antes por novos pneus supermacios, mas não foi suficiente. Hamilton conseguiu controlar a vantagem até vencer na bandeirada.
Lá atrás, contudo, acontecia um monte de coisas. Primeiro, mais uma crueldade para o talento de Fernando Alonso. O espanhol lutava para manter a McLaren em oitavo, à frente de Esteban Ocon, mas saiu de frente na freada, abusou do freio e viu o carro quebrar. A homocinética abandonou a campanha ingrata contra a falta de potência do motor Honda. Ocon ainda tinha que parar mais uma vez e, com pneus novos, tirou o pontinho final de Felipe Massa, que tentava fazer os pneus supermacios durarem até o fim. O brasileiro não conseguiu e desabou no grid. Quem conseguiu muito foi Kevin Magnussen para somar os primeiros pontos da Haas. Passou as duas Force India e fechou em oitavo, atrás de Carlos Sainz, que largou com pneus de seco ainda na chuva e conseguiu sair de último na primeira volta para o sétimo posto. Perez e Ocon fecharam os pontinhos.

Show de Shangai ainda tinha tempo para duelo memorável entre Ricciardo e Verstappen
Ainda tinha briga pelo pódio, num dia tirar o fôlego. Ricciardo voltou muito melhor do pit final e foi para cima de Verstappen. O holandês não conseguia chegar na Haas de Romain Grosjean para dar uma volta, e a turbulência atrapalhou sua vida. Ricciardo grudou, mostrou o bico na reta oposta e foi com tudo na passagem final. No retão, abriu asa, ensaiou botar por dentro, Verstappen fechou. O australiano travou roda para não bater e o pódio ficou mesmo com o holandês. Em quinto, Raikkonen fechou corrida de muita reclamação e pouca otimização de resultados com o até agora melhor carro da temporada. Bottas se recuperou para sexto após a pataquada.
Festa mesmo, para Hamilton. Que abraçou Vettel pelo bom duelo no cronômetro e foi correr para os braços da galera na beirada da mureta dos boxes. O britânico sabe o valor de uma vitória sem ter o melhor carro do dia. O campeonato, por sua vez, pega fogo entre Ferrari e Mercedes.
Não quero dar uma de apressado para não comer cru mais tarde, mas essa temporada tá com toda pinta de ficar polarizado entre Hamilton e Vettel, apesar da Mercedes parecer ter mais máquina na comparação com a Ferrari.
O Bottas é claramente segundo piloto e o Raikkonen, pode até ganhar uma ou outra corrida, mas também deverá ser coadjuvante. E a Red Bull é a terceira força do grid, sem ameaçar nem Mercedes nem Ferrari.
Sobre a corrida do próximo domingo, podem me dizer que horas será o GP do Bahrein?
Oi Samuca. Valeu a opinião, a corrida é ao meio-dia
Ninguem falou nada da largada do VETTEL que largou com o carro fora da posição correta do pitlane. Não houve punição, porque?
A direção de prova avaliou que ele não teve ganho esportivo com o erro de posição e que a condição do tempo prejudicou a visibilidade para se posicionar
Show de Vestappen isso sim. apesar de no final meio tenso, mas uma baita corrida do holandes.
Foi uma bela corrida do holandês, mas ainda achei a apresentação do Vettel bem mais espetacular