Correio do Povo | Notícias | Participantes do Mundial: Real Madrid em crise busca o 5º título na temporada

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

  • 05/12/2017
  • 10:52
  • Atualização: 12:55

Participantes do Mundial: Real Madrid em crise busca o 5º título na temporada

Cristiano Ronaldo vê sinais de "bom caminho" para a equipe merengue na competição intercontinental

CR7 marcou dois gols no Campeonato Espanhol em 2017 | Foto: Ander Gillenea / AFP / CP

CR7 marcou dois gols no Campeonato Espanhol em 2017 | Foto: Ander Gillenea / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O Real Madrid chega ao Mundial de Clubes em plena crise de jogo e de resultados. Quarto colocado na Liga espanhola, a oito pontos do líder Barcelona, os merengues sofrem com a seca de gols de Cristiano Ronaldo (CR7), que apenas marcou duas vezes no campeonato espanhol. No entanto, a equipe da capital pode encerrar o ano com um quinto título. Uma nova conquista se somaria aos troféus da Liga espanhola, da Liga dos Campeões, da Supercopa da Espanha e da Supercopa da Europa, aproximando-se ao mítico "sexteto" do Barcelona de Pep Guardiola, em 2009.

Apenas o título da Copa do Rei escaparia das mãos do Real, já que o rival Barcelona conquistou o torneio. Com o eventual quinto título da temporada, os merengues completariam a melhor campanha de sua história.

Para isso, precisam que o CR7 que entrar em campo seja o da atual edição da Liga dos Campeões. No torneio continental, o português já marcou oito gols em seis jogos. Apesar dos resultados recentes no campeonato espanhol, Zidane afirma que o time está jogando bem, mas que faltam os gols.

•• Leia sobre os demais clubes

Real Madrid em crise busca o 5º título na temporada

Pachuca quer final inédita para México

Wydad quer repetir façanha do rival de Casablanca

Urawa Red quer repetir desempenho do Kashima

Al Jazeera quer fazer história para Emirados

Auckland City é presença constante no Mundial

Leia mais sobre o Grêmio no Mundial

"Acho que estamos em um bom caminho, existem sinais disso. A energia está aí, é positiva, nos sentimos bem mentalmente. É verdade que este mês é muito importante para recuperar pontos e preparar nosso próximo troféu, o Mundial de Clubes", indicou o francês.

O time espanhol quer o sexto título mundial, depois de levantar três Copas Intercontinentais (1960, 1992 e 1998) e dois Mundiais de Clubes (2014 e 2016). O bicampeão europeu inicia sua trajetória na competição no dia 13 de dezembro em Abu Dhabi, nas semifinais.

Os merengues esperam o vencedor das prévias entre o japonês Urawa Red Diamonds, o Al Jazira local e o neozelandês Auckland City. Em 2016, ano em que o Real Madrid conquistou três títulos, o time teve dificuldades de derrotar o japonês Kashima Antlers na final em Yokohama, precisando da prorrogação para levantar a taça.

A comemoração pelo tricampeonato da Libertadores termina no próximo dia 4, segunda-feira. Pois na terça, dia 5, o Grêmio embarca para os Emirados Árabes Unidos onde irá disputar o Mundial de Clubes da Fifa em razão da conquista do torneio continental. O Tricolor de Renato Portallupi irá tentar o bicampeonato.

A estreia do Tricolor já tem data definida: 12 de dezembro, 15h (horário de Brasília). O Grêmio ira enfrentar, na semifinal, o vencedor de Pachuca e Wydad Casablanca. A partida será disputada no Estádio Hazza bin Zayed, em Al Ain. A grande final será em Abu Dhabi, dia 16.

Agora o seleto grupo dos clubes que irão lutar pelo cobiçado título de campeão mundial está completo. O time gaúcho foi o último entre os sete participantes a carimbar o passaporte. Todos os demais campeões continentais foram definidos antes.

A competiçao, marcada para começar dia 6 com a final programada para dia 16, organizada pela Fifa reúne a "nata" do futebol do planeta. São seis campeões continentais e o campeão nacional do país-sede.

Os confrontos

O torneio abre com o confronto entre o representando do país-sede (Al-Jazira) x campeão da Oceania (Auckland City) numa fase preliminar. O jogo será dia 6 de dezembro, 15h (horário de Brasília)

Três dias depois, às 11h (horário de Brasília), pelas quartas-de-final, o campeão da Concacaf (Pachuca) enfrenta o representante do continente africano (Wydad Casablanca). O vencedor deste duelo enfrentará o Grêmio na semifinal.  Ainda no dia 9, o vencedor da fase preliminar encara o campeão da Ásia (Urawa Red Diamonds).

A outra semifinal colocará frente a frente o temível Real Madrid x Urawa Red Diamonds ou vencedor da fase preliminar. A partida será realizada na quarta-feira, 13 de dezembro, 15h.

Disputa pelo 5º lugar

Os perdedores das quartas de final se enfrentam no dia 12 ao meio-dia, horário de Brasília.

Disputa pelo 3º lugar

Os perdedores das semifinais brigam pelo terceiro lugar no dia 16 ao meio-dia.

Final

Sábado, 16 de dezembro, 15h.