Correio do Povo

Ano 115 Nº 219 - Porto Alegre, Sexta-feira, 7 de Maio de 2010

Jornal > Há um século no Correio do Povo

Correio do Povo do dia 7 de maio de 1910 noticiava:

Francisco Campello- Crédito:
Francisco Campello



Pesquisa e edição: RENATO BOHUSCH | renatobohusch@correiodopovo.com.brDIVERSAS

Novas machinas - Por telegramma que recebemos hontem, da casa Marinoni, de Paris, tivemos comunicação de haverem já sido embarcadas, no vapor Paranaguá, as machinas destinadas ás novas installações do Correio do Povo. Como já tivemos occasião de noticiar, taes installações serão feitas nos vastos predios ultimamente comprados pelo proprietario desta folha às ruas dos Andradas e 7 de Setembro.

Desfalque - Consta-nos que um negociante da rua dos Andradas vae intentar processo contra um seu ex-empregado, que lhe deu um desfalque de alguns contos de réis.

Casa de Correcção - O governo do Estado mandou fornecer utensilios escolares á aula primaria da Casa de Correcção.

Em palacio - Estiveram, hontem, com o presidente do Estado, os drs Candido Godoy, Alvaro Nunes Pereira, Vasco Bandeira, e coroneis Avelino Borges, Avelino Paim e Cypriano Ferreira. Hoje, ás 3 horas da tarde, haverá audiencia publica.

Companhia allemã - A companhia dramatica allemã dirigida pelo actor Bluhm deverá chegar, nesta capital, a 13 do corrente. A estréa, porém, realisar-se-á sómente no dia 18, devido a um accôrdo com a companhia Lahoz, que dará o ultimo espetaculo a 17. Nesse intervallo, a companhia allemã seguirá para Santa Cruz, onde realisará dois ou tres espetaculos.

Tiro Brazileiro - Conforme noticiámos, partirão, hoje, da séde social, numerosos socios do Tiro Brazileiro desta cidade, constituindo uma pequena columna mixta. A força dirigir-se-á para a vizinha povoação de Viamão. Irão tambem varios alumnos da Escola de Applicação, que, espontaneamente, auxiliarão o exercicio militar.

Telegrammas

A safra

Bagé, 6 - O gado abatido, até hoje, nas xarqueadas deste município, attinge a 59.266 rezes.

Vice-intendencia do

Rio Grande

Rio Grande, 6 - O coronel Rosalvo Azevedo pediu exoneração do cargo de vice-intendente deste municipio. Consta que será nomeado, para esse cargo, ou o dr. Miró Alves, ou coronel Francisco Campello.

Politica fluminense

Rio, 6 - A pretexto de que os governistas do Estado do Rio pretendiam retirar, á noite, o archivo da Assembléa, foi esta cercada por força federal.

Titulos brazileiros

Rio, 6 - Telegrammas de Paris annunciam que os titulos brazileiros subiram, ali, logo após a leitura da mensagem do dr. Nilo Peçanha, presidente da Republica.

Perú-Equador

Santiago, 6 - O ministro do Equador na Argentina, de passagem pelo Chile, foi entrevistado por varios jornalistas. Declarou elle que o Equador se está preparando para o caso de uma guerra com o Perú, defendendo-se de qualquer ataque e defendendo o território nacional. Accrescentou, porém, que o Equador não deseja a luta armada, pois sabe que o Perú tem melhores forças e dispõe de maiores recursos financeiros para sustentar uma guerra.

Trafico de mulheres

Paris, 6 - Nesta capital, foram encerrados os trabalhos do congresso internacional contra o tráfico de mulheres brancas. O dr. Souza Bandeira, delegado do Brazil, fez annexar aos trabalhos o projecto que, em 1908, o deputado brazileiro Mello Franco apresentou à Camara, e protestou contra algumas resoluções tomadas por aquelle congresso.

A grafia de época está preservada nos textos acima



HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO > correio@correiodopovo.com.br