Correio do Povo

03/02/2011 17:36 - Atualizado em 03/02/2011 17:44

Opinião > PitLane

Grupo Allianz anuncia parceria com Mercedes GP Petronas

Allianz patrocina o Safety Car da Fórmula 1- Crédito: Divulgação / CP
Allianz patrocina o Safety Car da Fórmula 1
Crédito: Divulgação / CP

A Allianz acaba de anunciar sua nova parceria com a equipe de Fórmula 1 Mercedes GP Petronas. A parceria reforça com o compromisso da Allianz com segurança automotiva, Fórmula 1 e indústria automobilística.
"Maior conscientização significa uma direção mais segura, que por sua vez representa menos acidentes e, por fim, menos danos", afirma Joseph K. Gross, Head Global de Gestão de Mercado da Allianz SE. "Diariamente, três mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo e cerca de 30 mil pessoas ficam seriamente feridas. Como seguradora de mais de 50 milhões de veículos, a Allianz tem especial interesse na redução da frequência e da gravidade dos acidentes. Com o patrocínio à Fórmula 1, pretendemos criar associações entre a segurança dos pilotos da categoria e dos motoristas no mundo todo".
A Allianz pretende trabalhar em parceria com a Mercedes GP Petronas em diversas questões ligadas à segurança. A partir do primeiro teste da pré-temporada em Valência, em 1º de fevereiro, o logo Allianz estará nos dois principais itens de segurança dos carros: o sistema de Suporte para Cabeça e Pescoço (Hans, do inglês Head and Neck Support) e nos cintos de segurança. Além disso, os parceiros planejam trabalhar num programa informativo sobre segurança automotiva que será transmitido em todo o mundo.
As duas marcas já estão associadas visualmente em corridas no mundo todo por meio da ação de branding da Allianz com o Safety Car e o Medical Car oficiais da Fórmula 1, ambos fornecidos pela Mercedes-Benz.
"Antes da Allianz, ninguém havia patrocinado o Safety Car e o Medical Car," afirma Gross. "Esse compromisso com a segurança nas estradas é muito importante para nós e um sinal positivo para os nossos 75 milhões de clientes no mundo todo."
O comprometimento da Allianz com a segurança automotiva inclui o Centro de Tecnologia Allianz (AZT), que há mais de 70 anos oferece gerenciamento de risco de maneira bem-sucedida, assim como pesquisas sobre acidentes e danos tanto para a Allianz, mercado segurador e indústria automobilística.
"A Allianz, assim como a Mercedes GP Petronas, tem interesse em todos os aspectos da segurança automotiva e enxerga um benefício potencial em um intercâmbio recíproco entre a equipe, o fabricante - Mercedes-Benz - e a seguradora - Allianz," afirma Joe Gross. "A parceria entre a Allianz SE e a Mercedes GP Petronas reforça a cooperação entre o Grupo Allianz e a indústria automobilística," afirma Karsten Crede, Head da Global Automotive da Allianz.
No fim de 2009, a Allianz criou uma nova área de negócios, a Global Automotive, que se especializa na colaboração com fabricantes de automóveis, fornecedores e concessionárias. No mundo todo, a Allianz tem mais de 25 grandes parcerias, incluindo a colaboração com a Daimler Insurance Services GmbH.
Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes, comenta que "é um prazer dar as boas vindas à nossa nova parceira Allianz à equipe de Fórmula 1 Mercedes neste início do programa de testes da pré-temporada. A Allianz está envolvida com a Fórmula 1 há anos e já fez um excelente trabalho com a divulgação da causa de segurança automotiva em suas campanhas de marketing. A segurança é absolutamente fundamental em nosso esporte, e a cada inovação que melhora a segurança na Fórmula 1, há a possibilidade de aumentar a segurança automotiva para os motoristas de todo o mundo", ressalta.
"Nós estamos realmente ansiosos para dar as boas vindas à Allianz como a nova parceira da nossa equipe", afirma Norbert Haug, vice-presidente da Mercedes-Benz Motorsport, e continua: "desde a invenção do automóvel há 125 anos a Mercedes Benz foi além como pioneira em todos os aspectos de segurança dentro e fora do carro e tem incentivado decisivamente o progresso no que diz respeito à segurança e assim continuará a fazer. Essa ambição se enquadra com a Allianz e nós queremos enfatizá-la em conjunto com a nossa parceria na Fórmula 1.
A Allianz é parceira da Fórmula 1 desde 2000. O bem-sucedido acordo com a AT&T Williams terminou em 2010.


Sobre a Allianz Seguros

No país há 106 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1400 funcionários e com o apoio de mais de 16 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.
A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. O grupo possui 180 mil funcionários que atendem cerca de 80 milhões de clientes em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

PITLANE > nildo@correiodopovo.com.br