CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 1997
Blecaute atingiu dois hospitais
A falta de energia elétrica causou o adiamento de cirurgias em S. Ângelo

Várias regiões do Estado sofreram danos com os cortes de energia ocorridos domingo e ontem, devido à queda de duas linhas de transmissão da Eletrosul. O restabelecimento normal de luz em Santo Ângelo só ocorreu ontem à tarde. Desde domingo às 18h30min, o município estava tendo cortes de energia e às 21h houve blecaute geral, com restabelecimento parcial às 23h30min. Segundo o gerente da Distribuidora Norte Nordeste, Rui Fabrício, os cortes foram registrados em todos os 26 municípios das Missões. Devido às interrupções, que continuaram ontem, quatro cirurgias deixaram de ser realizadas ontem pela manhã nos hospitais Santa Izabel e Nossa Senhora de Lourdes.

Em Cruz Alta, durante sete horas, de domingo até a manhã de segunda-feira, foram registrados cortes de energia. A situação já está parcialmente resolvida, com o restabelecimento de uma das linhas de transmissão de 5 mil kw. Em Ijuí, os problemas foram contornados ontem pela manhã com a reativação da Usina do Passo do Ajuricaba. A produção própria atendeu a cerca de 40% do consumo do município a partir das primeiras horas da manhãm quando o sistema foi separado da Subestação da CEEE. Em condições normais, a distribuição da energia gerada pelas usinas hidrelétricas é feita de forma paralela.

As quedas de energia deixaram o trânsito conturbado ontem no centro de Caxias do Sul. O fornecimento de água também foi comprometido, com 85% da cidade atingidos. O problema ocorreu nos sistemas Maestra e Faxinal, movimentados por bombas de recalque que abastecem as estações Celeste Gobatto e Parque Imprensa. O comércio e a indústria também foram atingidos pelas interrupções de energia.

Em Passo Fundo, a distribuição de energia elétrica foi normalizada às 10h30min de ontem, após vários períodos de cortes desde domingo. Alguns proprietários de mercados e açougues tiveram carnes e produtos perecíveis estragados.
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil