CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 1999

Problemas de uma cidade às escuras
Blecaute de ontem à noite dificultou o trânsito, deixou hospitais sem energia e paralisou o trensurb




O blecaute que atingiu boa parte de Porto Alegre causou transtornos nos hospitais. No Hospital Cristo Redentor, as dificuldades foram sentidas com mais intensidade. Segundo o médico plantonista, Vítor Brondani, houve interrupção no fornecimento de energia por cerca de 2 minutos. 'As áreas mais nobres, como as unidades de tratamento intensivo, blocos cirúrgicos e a emergência, foram menos afetadas, pois dispõem de geradores de energia que entram imediatamente em ação.'Já no Hospital de Pronto Socorro, a queda de energia foi rapidamente absorvida pela entrada em funcionamento dos geradores. De acordo com o chefe do plantão médico da instituição, Miguel Nácul, mesmo as áreas mais sensíveis no atendimento, como as UTIs e o bloco cirúrgico, não sofreram com o corte. 'Nós temos um sistema emergencial que nos dá bastante segurança', informou. Nos dois hospitais, as cirurgias que estavam sendo realizadas não tiveram de ser paralisadas.

A interrupção no fornecimento de energia, que durou entre 15 minutos e mais de uma hora e meia em alguns pontos da cidade, dificultou o trânsito em algumas áreas da capital gaúcha. O diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Fernando Lindner, informou que os transtornos maiores ocorreram, inicialmente, em pontos de maior volume de tráfego, como nas avenidas Ipiranga e Goethe, e em algumas ruas da zona Sul, onde a energia demorou mais a ser reestabelecida.

Após o blecaute, os 40 agentes que trabalham no plantão noturno e os que auxiliavam no jogo do Estádio Olímpico foram deslocados para os pontos críticos. Duas equipes de sinalização elétrica foram colocadas em ação para religar os semáforos apagados. Nas linhas do trensurb, foram 16 minutos de paralisação, sendo que das 7 composições em funcionamento, uma ficou parada no meio do percurso. Houve interrupção em dois horários de saída de passageiros.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil