CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 5 DE MARÇO DE 2000
Escolas

IMPERATRIZ LEOPOLDENSE - 'Encanto e Magia recebem a Imperatriz' é o tema-enredo da escola de São Leopoldo que subiu para o Grupo Intermediário B com a vitória no ano passado no Grupo de Acesso. Quando entrou na avenida Antônio de Carvalho, em 1999, o público aplaudiu o bom acabamento de suas fantasias e a garra do coro no samba-enredo. Neste ano, a escola narrará os costumes e a cultura da Corte brasileira, apresentando os fatos que marcaram a chegada da Imperatriz Leopoldina no país.

MOCIDADE INDEP. DE ESTEIO - A homenagem é para os mistérios e riquezas do mar. A fauna marinha aparece com destaque no tema-enredo 'Mar, misterioso mar', ao lado dos deuses que têm no oceano a sua morada e dos heróis que fazem dele seu trabalho e luta.

ACADEMIA SAMBA PURO - 'Salomão e Sabá nas 1001 noites de Bagdá - 15 anos de Samba Puro' é o que a academia vai mostrar na avenida. O romance entre o rei Salomão e Belquis, a rainha Sabá, as lendas e os fatos, os povos envolvidos servem de motivação para o desfile. Comemorando os seus 15 anos, a Samba Puro busca a paz, que era o grande ideal do rei judeu.

UNIDOS DO GUAJUVIRAS - A escola do município de Canoas prestará uma homenagem à Capital com o tema-enredo 'Guajuviras canta Porto Alegre dos meus sonhos'. O famoso pôr-do-sol do Guaíba, os espaços culturais e de lazer e o futebol são destacados pela Guajuviras, que ainda apresentará a qualidade de vida do porto-alegrense.

ACAD. DE SAMBA U. DA TINGA - A Tinga homenageará o estado da Bahia como palco de manifestações sociais, culturais e políticas brasileiras. O tema-enredo 'Acima dos olhos, Bahia - sedutora, mística e fascinante' destacará os grupos musicais folclóricos, a dança e os deuses africanos. A União da Tinga foi rebaixada para o Grupo B neste ano, pois classificou-se em último lugar no carnaval de 1999.

MOC. IND. LOMBA DO PINHEIRO - O tema-enredo da Lomba do Pinheiro narra o acontecimento imaginário de uma visita de Pedro Álvares Cabral ao Brasil do ano 2000, para rever o país que descobriu há 500 anos. Humor e sátira frente às situações enfrentadas pelo colonizador é o que a escola promete apresentar na avenida com '500 anos depois, Cabral, ora pois, pois ...'. Em 1999, a Mocidade da Lomba do Pinheiro classificou-se em sétimo lugar no grupo Intermediário A e por isso, foi rebaixada para o B.

UNIDOS DA ZONA NORTE - A escola avisa no tema-enredo que 'Os alquimistas estão chegando'. Com uma chama colorida no coração de cada um de seus componentes, a Unidos da Zona Norte propõe que a chama traga paz à humanidade.

ACADÊMICOS DA ORGIA - 'Televisando a Chacrolândia' é o tema-enredo da escola que vai homenagear Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Como a União da Tinga e a Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, a Acadêmicos da Orgia está desfilando no grupo Intermediário B neste ano. Em 1999, a escola classificou-se em penúltimo lugar no Intermediário A.

PROTEGIDOS DA PRINC. ISABEL - O tema-enredo 'Esta terra já tinha dono' descreve, à época do descobrimento, um Brasil habitado por inúmeros povos indígenas, que são os verdadeiros donos da terra. A ação destruidora da colonização européia na cultura do índio é exposta e criticada pela Protegidos da Princesa.
 
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil