CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 28 DE JANEIRO DE 2001
Música

16MUSICA.jpg

Célia Cruz e Cesaria Evora comandam o espetáculo no pacote de lançamentos de talentos femininos, à venda no mercado nacional.

CESARIA - Nascida nas Ilhas de Cabo Verde, antiga colônia portuguesa, Cesaria Evora é conhecida como a criadora do 'Morna', um gênero musical melancólico, que fala da dor da separação das pessoas de seus entes queridos. Pela Trama está saindo agora 'Cesaria Evora a L'Olympia', um elogiado show no qual a cantora mostrou, pela primeira vez aos franceses, uma seleção especial de 'mornas', que tanto agrada os críticos como os fãs famosos (incluindo Caetano Veloso). 'Mar Azul', 'Miss Perfumado', 'Angola' e 'Sodade' são algumas das belas canções integrantes do álbum.

- 'Sua Estupidez' e 'Rancho Fundo', dois clássicos da MPB, ganham versões rascantes no novo CD de Ná Ozzetti (selo Atração). A cantora circula pela MPB há vários anos. A falta de repertório não atrapalha muito a moça.

PATRÍCIA - Nascida em Manila, moradora do Canadá e participante de um concurso musical no qual cantou 'Greatest Love of All', sucesso de Withney Houston, Patrícia lança 'My Rules', pela Trama. Seu álbum de estréia mistura som pop com pitadas de hip-hop. A crítica norte-samericana diz que ela lembra Mariah Carey e Minnie Riperton. Entre as músicas, destaque para 'Baby Feel My...', 'Passion', 'Heart to Heart' e 'Addicted'.

AMBER - 'This is Your Night' é um dos recentes álbuns de Amber lançado pela Roadrunner Records. A gravadora também editou outro CD, que leva o nome da cantora de origem holandesa, surgida em 1996, exatamente com a música 'This is Your Night', sucesso nas discotecas do mundo. Escute ainda: 'Hold My Bodyguard' e 'Being With You'.

JACKY - 'Amor Virtual' é o álbum de Jacky pela Sun Trip/Roadrunner Records. Num estilo futurista e contagiante, Jacky (Jackeline Petkovic) canta música para crianças e adolescentes. Neste novo CD, inova um pouco, cantando a country 'Eu Vou me Amarrar'. Entre outras, 'Vira-Lata' e 'Se Fosse Você'.

DHALIA - Clássicos do cancioneiro italiano, como 'Io Cue que non Vivo', de Pino Donnagio, 'Canzone per Te', 'Io che Amo Solo Te' são algumas das canções interpretadas por Dhalia Costa, que está lançando seu novo CD pela Trama. 'Pensieri e Parole', título do álbum, tem 14 faixas e inclui vários sucessos.

RAQUEL - Aluna de violão popular, Raquel Dürrewald, lança seu primeiro CD, 'De Bem com a Vida', pela RD Produções. As músicas, em sua maioria, são composições assinadas pela própria cantora, que já participou em festivais como o de São Miguel do Oeste, o 'Festival Infantil da Canção' e se apresentou em emissoras como a CNT, Record e TV Alternativa. No seu CD, destacam-se, entre outros, 'Sem Ressentimento', 'Vamos Fugir', 'Noite de Caça', 'Pop Rock' e a faixa-título.

LUCIANA - 'Simples Desejo', 'Páginas Viradas' e 'Você Serenou' são algumas das faixas do álbum 'Assim que se Faz', que marca a estréia de Luciana Mello, irmã de Jairzinho de Oliveira. O CD sai pela gravadora Trama e foi lançado recentemente pela cantora em Porto Alegre. Ela dá um sotaque soul às várias faixas do álbum mas ainda tem que mostrar muito trabalho antes de chegar lá.

CÉLIA - A ótima Célia Cruz tem vários lançamentos no mercado, com destaque para o álbum da Universal 'Célia Cruz & Friends - A Night of Salsa', que lhe rendeu um Grammy, na festa latina do prêmio em 2000 e inclui, entre os convidados, o falecido Tito Puente, La Índia e Johnny Pacheco. Outro álbum, é 'Ritmo en El Corazón' (disponível no Guion CDs), cujo destaque é uma versão especial do clássico mexicano 'Cucurucucu Paloma'. No outro CD, a intérprete exibe com um belo medley cubano, que inclui 'Siboney', 'Babalu' e 'El Cumbachero', e uma versão do clássico de Antônio Carlos e Jocafi, 'Você Abusou'.
 
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil