PORTO ALEGRE, DOMINGO, 28 DE JANEIRO DE 2001

Panorama Econômico/D. Nunes

DENISE


ASSESPRO/RS MARCA PRESENÇA NO FSM

Criticado por não incorporar vozes de contraponto em suas conferências, o Fórum Social Mundial teve pelo menos uma voz destoante: o presidente da Assespro/RS, Wesley Lacerda e Silva, painelista no debate sobre software livre. 'Eu vejo a questão pelo viés empresarial e não ideológico', diz ele, ressaltando não ser contra as plataformas livres e sim um crítico da forma como ela está sendo apresentada. Para Silva, o Linux está sendo propagado como uma solução mágica, por ser gratuito. 'Não existe mágica. Como em tudo, há pontos positivos e negativos', argumenta o empresário. A contestação da Assespro/RS se refere ao critério de escolha, baseado na gratuidade e não na operacionalidade da plataforma. 'O usuário tem que ser capaz de julgar a solução e não apenas o preço ou a gratuidade. Quando pagamos por alguma coisa, temos o direito de fazer exigências. E quando recebemos de graça?', questiona. Silva critica o componente ideológico da proposta, alegando que a divulgação do software livre é feita na base da oposição ao império Microsoft.


EXTREMOS
O presidente da Assespro/RS diz que já viu muita empresa pelo mundo enriquecer da noite para o dia prestando serviços sobre plataformas livres. Também já viu muitos problemas surgirem com igual rapidez. No primeiro caso, uma empresa de Milão atingiu, em três anos, faturamento de 120 milhões de dólares.


LEI SUPÉRFLUA
Embora não se oponha integralmente ao software livre, Wesley Lacerda e Silva é adversário feroz da lei que pretende tornar sua utilização obrigatória no serviço público. Argumenta que é desnecessária. 'Se a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe a racionalização da despesa, isso inclui gastos com informática', afirma.


PGQP DEFINE PROJETOS ESTRATÉGICOS
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade promove na próxima terça-feira, na Fiergs, um workshop de instalação das equipes que vão desenvolver os projetos estratégicos do PGQP para este ano. Entre as ações a serem definidas estão os sistemas de certificação, desenvolvimento de indicadores nos comitês e fortalecimento do Selo Qualidade RS.


FESTIVAL GANHA SITE
Já está no ar o site do 13º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que acontece de 13 a 15 de junho. Todas as informações do evento, que terá como tema 'Quem tem medo do mundo digital?', podem ser encontradas no endereço www.festivalgramado.com.br.

INOVAÇÃO
Também já estão abertas as inscrições, que até abril terão descontos progressivos. Como novidade, o evento premiará, além de peças publicitárias, matérias jornalísticas.

INCONFORMISMO
O vereador Adeli Sell voltou a acusar os cartórios de Porto Alegre de sonegarem o ISS. Ele questiona até mesmo a base legal da liminar obtida que suspende o pagamento. 'É um absurdo essa decisão que se arrasta na Justiça, dando um privilégio aos donos de cartório, quando qualquer prestador de serviços paga em torno de 5%', diz ele.

VIGILÂNCIA
Adeli agendou reunião com o procurador do município, Rogério Favretto, para discutir o assunto. O vereador promete combater 'todo e qualquer sonegador'.


PONTO FINAL

Diego Agnes e Fernando Damiani, ambos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre, foram os vencedores do I Torneio Latino-Americano de Mese, promovido pela Associação Junior Achievement e patrocinado pela Hawlett Packard.spi

Realizado no méxico e disputado por 408 equipes de 11 países latino-americanos, o torneio consiste em tomar decisões empresariais com base em um relatório sobre a situação de uma indústria.

Deu certo a aposta da Zandei Indústria de Plásticos, de Guaporé, em produzir embalagens standard (não-exclusivas) para indústrias das áreas de cosméticos, limpeza e alimentos fornecedoras das grandes redes de varejo que trabalham com marcas próprias. Como resultado, a Zandei fechou 2000 com crescimento de 49% nas vendas, enquanto a média do setor girou entre 3,5% e 4,5%, conforme a Abrae.

São favoráveis as expectativas relativas às exportações este ano, conforme o informativo Comércio Exterior em Perspectiva, que a Confederação Nacional da Indústria divulga nesta segunda-feira.


E-mail: deni@cpovo.net

Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil