CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 9 DE FEVEREIRO DE 2002

Disputa começa hoje em Uruguaiana




12DISPUT.jpg Rouxinóis sai com o tema 'Pra te fazer feliz', sonhando com o tri


O carnaval de Uruguaiana é misto de força e tradição. Chegou com o gingo carioca trazido pelos primeiros fuzileiros navais designados para servir na cidade, situada na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul. Hoje, 50 anos depois, com uma adaptação perfeita, a festa retorna à avenida Presidente Vargas com a garra dos pioneiros e a modernidade dos sucessores. A partir deste sábado, seis escolas disputam o título do Grupo Especial: Os Rouxinóis, Unidos da Cova da Onça, Ilha do Marduque, Deu Chucha na Zebra, Bambas da Alegria e, a mais nova no grupo de elite, a Unidos da Toca do Lobo. A escola Os Rouxinóis, com o tema 'Pra Te Fazer Feliz', busca o sonhado tricampeonato. Os seus ensaios superlotaram. A verde e branco mostrará na avenida muita beleza e um samba que mexeu com o público durante os preparativos do desfile.

A Cova da Onça, há cinco anos sem títulos, montou sua apresentação sobre o tema 'Do reino de Netuno à magia do samba'. O enredo conta com a tradição da bateria da escola para sustentar o desfile da retomada. A quadra da Cova na baixada também esteve lotada durante o período que antecedeu o carnaval. Mas não são apenas as duas principais rivais que fazem a festa. A Ilha do Marduque completou 25 anos de fundação e, para a torcida azul e branco, a escola da beira-rio busca como presente o campeonato.

A Ilha do Marduque inovou e vai de 'Lua, dama da noite, no jubileu de prata'. Já a Deu Chucha na Zebra homenageia seu patrono, um espírita de 89 anos, com o enredo 'Daniel Falcão - nome de anjo, garra de fera!'. A Bambas da Alegria sai para celebrar o bairro em que foi fundada, o São Miguel, levando o tema 'O vôo da águia, no bairro da alegria'. Fechando o grupo, a Toca do Lobo chega à avenida Presidente Vargas com 'Brasil de festas mil'.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil