CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2002
Música

16MUSICA.jpg

A febre gaudéria continua firme nas gravadoras. Além de novos lançamentos, neste começo de ano, alguns rescaldos da temporada do ano passado.

Trio - 'Café no Bule' é o título do novo CD do grupo Os Três Xirús, lançamento de novo ano da gravadora gaúcha Acit. O tradicional trio gaúcho e sua banda apresentam as novidades de um time que já está na estrada musical há quase 40 anos. 'Café no Bule', título do álbum, também a música de trabalho do CD, que inclui ainda 'Vem Coisá Comigo', 'Eu Morro', 'Não Vejo Tudo', 'Beija e Coça', 'Tem que Ter Me' e 'Muié'.

Espelho - Um dos destaques entre os lançamentos da USA Discos no ano passado, é o CD 'Espelho da Vida/Rei da Zona', de Ivonir Machado. O ábum serviu de base para o show que o cantor vem apresentando pelo Interior ou em outros estados. O trabalho musical de Ivonir é uma mistura de gênero, passando pelo romântico, pelo sertanejo, pelo popular e pelo gauchesco. A polêmica em torno da música 'Rei da Zona' impulsionou a venda do disco, que estampa na capa, bem tradicional, o cantor ao lado de sua família.

Estrada - Trinta anos de estrada, com muitos sucessos. O grupo Os Monarcas, liderado por Gildinho, é outro que tem novo álbum na praça. O CD '30 Anos de Estrada', lançamento da Acit, traz antigos sucessos como 'Sonhando na Vaneira', 'Cheiro de Galpão', 'Gineteando o Temporal', 'Não Encosta a Barriguinha', 'Sistema Antigo', 'Pago Dileto', 'Vaneira Grossa', 'Milonga Pra Ti' e 'Aquerenciado', entre outras canções.

Querência - Surgido em Pelotas em 1982, o grupo Querência vem cumprindo através dos anos seu objetivo principal, o de divulgar a música autêntica do Rio Grande do Sul. Embora o elenco tenha sofrido alterações, através dos anos, o grupo ainda mantém o mesmo estilo. O CD 'Novo Amanhã' (Acit) traz músicas dançantes e românticas, como 'Arrasta-Pé'; uma regravação de 'Gaúcho Amigo', de Teixeirinha; 'Batendo Água', de Luiz Marenco e Gujo Teixeira, além da faixa-título que tem mensagem de paz e uma participação muito especial dos Pequenos Cantores do La Salle.

Revoada - Considerado como dono de uma das vozes mais bonitas da nossa música nativista, João Chagas Leite está de volta, com trabalho novo, também pela Acit. 'Revoadas', seu novo trabalho, apresenta destaques de sua mais recente produção musical. O cantor que reside em Santa Maria, introduz aos fãs composições suas e outras de alguns dos mais conhecidos nomes do Sul, como Salvador Lamberty e João Pantaleão. O chamamé 'Dois Corações' é um dos destaques do CD, que tem participação dos músicos Wilson Dobbins, Marquinhos Ulian, Vilsonei Vieira, Sandro Coelho e Nielsen Santos.

Paixão - Giovana de Mello Vargas, a Giovana Texas, é uma porto-alegrense que reside em Erechim. Seu trabalho musical já proporcionou o destaque como pioneira no Estado na área de música country. Fãs do gênero podem conferir o potencial da moça no CD 'Minha Paixão' (Acit). Entre as músicas, uma versão de um dos sucessos de Shania Twain, 'You're Still the One', e o clássico popularizado por Berenice Azambuja, 'É Disso que o Velho Gosta', além de 'Loira Gelada, Morena Quente', 'Festa na Roça' e 'Vai ter Arrasta-Pé'

Sentimento - Também pela gravadora Acit, saiu o CD de Luiz Cláudio que o leva o nome do cantor. Trata-se uma incursão solo do líder do Tchê Garotos. Luiz Cláudio iniciou sua carreira aos 12 anos, tocando bateria no grupo Sinuelos do Ritmo, no município de Bento Gonçalves, juntamente com seu pai, Avelino. Participou ainda de outros grupos famosos do gênero, como Os Serranos, Os Galponeiros (de Caxias do Sul), além de Os Campeiros. No final de 1995, fundou o Tchê Garotos, uma das grandes sensações da música gaúcha.
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil