CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2002

RS abriga centro de excelência em software




12RS9ABR.jpg Direção da Unisinos e Instituto Europeu assinam acordo


O Rio Grande do Sul terá o primeiro centro de excelência em engenharia de software da América Latina e um dos seis a serem implantados pelo Instituto Europeu de Software, de Bilbao, Espanha. O acordo firmado ontem entre o instituto e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), criou o ESICenter Unisinos, em São Leopoldo. O investimento inicial da universidade é de R$ 200 mil.

Para o reitor da Unisinos, Aloysio Bohnen, 'além do desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras, o ESICenter Unisinos abre as portas para o mundo europeu. Será uma troca de experiências e necessidades'. O diretor-geral do ESI, Manu Prego, considera o primeiro passo de um caminho exitoso, uma vez que o instituto está internacionalizando suas atividades para contribuir com a competição e difusão da tecnologia de informação. A diretora do ESICentrer Unisinos, Juliana Herbert, garante que, em breve, deverá ser lançado um selo de garantia de qualidade.

O centro, que funcionará no Pólo de Informática de São Leopoldo, a partir de abril, junto ao campus da Unisinos, terá como atividade principal o desenvolvimento de consultoria e treinamento para desenvolvedores de softwares. O ESICenter Unisinos terá 18 funcionários e deve atender, em seu primeiro ano, 50 empresas. Juliana ressalta que o órgão, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (C6), permitirá criar cursos de especialização na área, como o de Qualidade do Processo de Software, que será lançado em setembro. O centro levará benefícios logísticos para as empresas do Pólo de Informática, bem como estágios para alunos.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil